terça-feira, 18 de março de 2014

8ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL - NO CINE PAJÉ

Cine Pajé está de volta em 2014!

O Cine Pajé, o cineclube de Lisieux está de volta! E a partir desse sábado, 15/03/2014, começa a exibir a 8ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL, entre o dia 15/03/2014 ao dia 05/04/2014. Todas as sessões são gratuitas e contarão com debates sobre os filmes. Convidamos você para participar das sessões e também dos debates.  Cada filme tem sua particularidade, mas todos mostram assuntos culturais ou sociais que podemos perceber, ou não, sua importância na sociedade que vivemos. Verifique a classificação indicativa de cada filme. Confira a programação e a sinopse dos filmes: 


Dia 15/03/2014
 CAIXA D’ÁGUA: QUI-LOMBO É ESSE?

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos
SINOPSEO documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

              BRASÍLIA SEGUNDO FELDMAN

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos         
SINOPSEOs primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.

Dia 22/03/2014
KÁTIA

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos
SINOPSE: Kátia Tapety tornou-se a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Foi vereadora três vezes, além de vice-prefeita. O filme é resultado de 20 dias de convívio com ela no seu pequeno município no sertão do Piauí.

Dia 29/03/2014
AS HIPER-MULHERES

CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado para menores de 10 anos
SINOPSE: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 05/04/2014
DOMÉSTICA

CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado para menores de 10 anos   
SINOPSE: Sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um potente ensaio sobre afeto e trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário