quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX





Amigos e Amigas

Enfim, neste dia 05/12/2016, demos mais um passo na constituição do CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX: o início da construção do espaço físico!

O CENTRO DE MEMÓRIAS (ou um museu comunitário) é uma proposta já antiga acalentada por muitos que fazem o Centro Cultural de Lisieux (Grêmio Recreativo Cultural e Educacional de Lisieux - Greceli).

Um dos primeiros passos foi dado no ano 2000 quando comemorávamos os 40 anos de Lisieux e, uma das tarefas das equipes da Gincana histórico-cultural era Conseguir peças, documentos, objetos, pinturas, esculturas, instrumentos e quaisquer outros objetos de valor histórico-cultural, com o objetivo de constituir o Museu Histórico-Cultural de Lisieux”. Parte dessas peças foi doada ao Greceli.

Vários outros passos foram sendo dados. Destacamos:

Por volta do ano 2010 abrimos uma conta poupança na Caixa Econômica Federal para guardar recursos para a construção do Centro de Memórias. E a primeira doação, com a qual fizemos a abertura da conta foi R$ 50,00 de um amigo (representante comercial) de Fortaleza-CE.

Houve uma época que, em 2010 por ocasião das comemorações dos 50 anos de Lisieux, recebemos várias doações de peças de valor histórico, notadamente as doadas por Dona Francisca Vasconcelos (in memoriam), dentre muitas outras. Peças essas recolhidas em 01/01/2014 e guardadas em vários locais. Naquele momento falávamos num “Museu Memorial de Lisieux”.

Mas já em 2012 já discutíamos o nome CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX e fizemos um documento onde, dentre outras coisas dizíamos: “O CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX surgiu a partir de todo um acervo já coletado ao longo dos anos de trabalho comunitário feito em Lisieux, Santa Quitéria, Ceará... Tem o acervo seguinte: peças de cozinha (panelas de barro, de ferro, alguidares, ferros de engomar, quartinhas, potes, e outros utensílios domésticos como pilões), peças das casas de taipa, como armadores, peças para medidas de peso e volume, equipamentos agrícolas, como machados, foices, pulverizadores, peças do chamado Ciclo do Algodão, como balanças, máquinas de costura, pesos, fusos. Peças de várias gerações de aparelhos de som, rádios, radiolas, como também discos, e fitas k7. Peças que contam a história da Rádio Comunitária. Temos fotografias dos inícios de Lisieux, das atividades realizadas ao longo dos anos. Temos documentos escritos, manuscritos e datilografados que contam a História de Lisieux. Temos filmes antigos que contam vários momentos de Lisieux, como também de vários eventos. Temos moedas e cédulas. Máquinas de escrever. Peças religiosas, santuários, estátuas. Álbuns de fotografias doados pelas famílias. E outros álbuns que contam a história das lutas populares de Lisieux e região. Temos vestimentas antigas. Temos peças suficientes para fazer algumas exposições, tipo: MUSEU DO ALGODÃO e de pessoas públicas de Lisieux já falecidas... Como também temos grande acervo de aspectos da cultura imaterial, como as danças, os folguedos, a dança de são Gonçalo, o reisado, e outras. Os costumes e modos de vida das pessoas antigamente, como vídeos, entrevistas, histórias de trancoso, etc. Enfim, temos um grande acervo e um grande trabalho para catalogação, seleção, pesquisa, armazenamento para podermos disponibilizar melhor para as pessoas”.

Do Encontro de Planejamento do Centro Cultural de Lisieux, ocorrido em 23/01/2016, em relação ao Centro de Memórias de Lisieux foi discutido o seguinte:
- Centro de Memórias de Lisieux
            - Apresentação da proposta e do saldo em dinheiro para a construção do espaço físico.
- Decidiu-se começar a construção depois do inverno e como, talvez, o dinheiro não vai dar, vai-se fazendo promoções e contatos para concluir a construção.
- Fazer Encontros de discussão com: Edilberto Florêncio (professor e historiador da UVA-Sobral), Fernando Araújo (historiador de Santa Quitéria) e historiadores de Lisieux. Para discutir questões, tipo: O que é memória? O que se quer com um centro de memórias? O que se quer valorizar?

Além dos R$ 50,00 iniciais, ao longo de vários anos fizemos campanhas para arrecadação de recursos financeiros, tais como: um bazar em setembro/2012; venda de livros em dez/12 e jan/13; outro bazar em mai/2013; um bingo também em mai/2013; outro bazar em ago/2014; saldos de projetos que desenvolvemos como Ponto de Cultura, Paixão de Cristo, Carrinho da Leitura nas Comunidades, etc. Todos esses recursos depositados naquela conta citada.

Depois de várias avaliações e reuniões neste ano de 2016, decidimos dar início à construção do espaço físico do Centro de Memórias de Lisieux.

Por isso, Amigos e Amigas, precisamos de vocês! De ajuda financeira sim. De apoio. De entusiasmo. De força. Da participação coletiva de todos.
Toda e qualquer ajuda será bem vinda!

Vamos esperar o seu contato.

- Facebook de Centro Cultural de Lisieux.
- WhatsApp: 88 9 9929-8285 (Paulo Régis), 88 9 9929-8913 (Toinha Araújo), 88 9 8137-1226 (Toinha Maria Adrião), 88 9 8139-5147 (Ivanildo Ripardo), 88 9 8154-3633 (Daniel Santana).
- Telefone fixo: 88-3628-3061.

Obrigado pela atenção.

Diretoria do Centro Cultural de Lisieux

Nenhum comentário:

Postar um comentário