CINE PAJÉ

Cine Pajé está de volta em 2014!

O Cine Pajé, o cineclube de Lisieux está de volta! E a partir desse Sábado 15/03/2014 começa a exibir a 8ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL, entre o dia 15/03/2014 ao dia 05/04/2014. Todas as sessões são gratuitas e contarão com debates sobre os filmes. Convidamos você para participar das sessões e também dos debates.  Cada filme tem sua particularidade, mas todos mostram assuntos culturais ou sociais que podemos perceber, ou não, sua importância na sociedade que vivemos. Verifique a classificação indicativa de cada filme. Confira a programação e a sinopse dos filmes: 


Dia 15/03/2014
 CAIXA D’ÁGUA: QUI-LOMBO É ESSE?

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos
SINOPSE: O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

              BRASÍLIA SEGUNDO FELDMAN

CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos         
SINOPSE: Os primeiros tempos de Brasília, no último ano de sua construção. Depoimentos de pioneiros e trabalhadores sobre aquele momento e as condições de vida dos candangos. A trilha sonora vale-se de gravações realizadas à época, emprestando especial colorido ao filme.

Dia 22/03/2014
KÁTIA


CLASSIFICAÇÃO: Livre para todos os públicos
SINOPSE: Kátia Tapety tornou-se a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Foi vereadora três vezes, além de vice-prefeita. O filme é resultado de 20 dias de convívio com ela no seu pequeno município no sertão do Piauí.

Dia 29/03/2014
AS HIPER-MULHERES


CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado para menores de 10 anos
SINOPSE: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Dia 05/04/2014
DOMÉSTICA


CLASSIFICAÇÃO: Não recomendado para menores de 10 anos   
SINOPSE: Sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um potente ensaio sobre afeto e trabalho. 



sexta-feira, 19 de julho de 2013

SEMANA DE FÉRIAS DO CINE PAJÉ

No Centro Cultural de Lisieux, sempre às 19 horas (7 horas da noite). No sábado (dia 20/07) será na Praça Central de Lisieux também às 19 horas.
Dia 15/07 - Segunda-feira - Filme ANTÔNIA

Filme do Catálogo da Programadora Brasil - Programa 257

Em Antônia, os dramas e alegrias pessoais das quatro moças que compõem o grupo musical rivalizam com os desafios que enfrentam para despontar na carreira artística. Já o curta-metragem focaliza a violência urbana vista através da então recente explosão da cultura hip-hop como manifestação estética das classes menos favorecidas de São Paulo.
Dia 16/07 - Terça-feira - Filme "EM TODO PÉ DE SERRA TEM"
Filme produzido pelo Centro Cultural de Lisieux, referente ao espetáculo ao vivo realizado na calçada da matriz de Santa Teresinha de Lisieux no dia 17/12/2011.
Dia 17/07 - Quarta-feira - Filme OS TRAPALHÕES E AS MINAS DO REI SALOMÃO
Os amigos Pilo (Renato Aragão) e Duka (Dedé Santana) ganham a vida em brigas simuladas nas praças públicas, enquanto Fumaça (Mussum) recolhe apostas. Pensando que são homens corajosos, a jovem Glória (Monique Lafond) contrata os três para uma expedição às minas do Rei Salomão, onde o pai dela, o arqueólogo Aristóbulo (Carlos Kurt), é prisioneiro. Oferece como prêmio um fabuloso tesouro desconhecido do qual ela tem a única pista existente. Pilo logo se apaixona por ela que, no entanto, está interessada em Alberto (Francisco Di Franco), também integrado à expedição. Durante a jornada, enfrentam uma bruxa malvada disposta a tudo para impedir que eles cheguem até o tesouro.
Dia 18/07 - Quinta-feira - Filme A MARVADA CARNE
   
Filme do Catálogo da Programadora Brasil - Programa 48
Nhô Quim vive lá nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim vai dar na casa de Nhô Totó, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Nhô Quim realizar seus dois maiores desejos?
Dia 19/07 - Sexta-feira - Filme O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' pretende ser uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Dia 20/07 - Sábado - Filme A PAIXÃO DE CRISTO DE LISIEUX 2013
Na Praça Central de Lisieux, o grande espetáculo produzido pelo Centro Cultural de Lisieux apresentado na Sexta-feira Santa, dia 29/03/2013.



quinta-feira, 9 de maio de 2013


CINE PAJÉ



O Cine Pajé o Cinema de Lisieux apresenta o filme 

MAIS QUE A TERRA. 

"A busca por uma vida melhor impulsiona o filme, mas é a terra sua conquista e sobrevivência, seu tema central."

Data: 18/05/13
Horário: 19:00
Classificação: 14 anos

Cine Pajé uma opção de cultura e lazer para você!

_____________________________________________________

SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2012

CINE PAJÉ O CINEMA DE LISIEUX

Cinema é arte, cultura e lazer e o Cine Pajé está sempre apresentando grandes sessões, trazendo bons filmes, nacionais, locais e internacionais. Filme dos mais variados gêneros como comédia, romance, documentários e drama. As sessões acontecem aos sábados sempre às 19:00 horas, no Centro Cultural de Lisieux. Esperamos você, nosso espectador para prestigiar aos filmes acompanhados de pipoca e refrigerante. Venha e traga sua família e seus amigos. 
Confira nossa agenda e fique por dentro dos filmes que serão exibidos nas próximas sessões. Verifique a classificação indicativa dos filmes. Todas as sessões são gratuitas.
Sábado 01/09/2012 – O auto da Compadecida
Exibição Livre.
Sábado 08/09/2012 - 10.000 anos atrás
Exibição Livre
Sábado 29/09/2012 – Curtas para primeira infância
Exibição Livre

O Cine Pajé é o Cinema de Lisieux. 





____________________________________________________________

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2012

CINE PAJÉ REALIZA UMA SEMANA DE CINEMA NAS FÉRIAS


Com o objetivo de oferecer uma opção de lazer nas férias e difundir a arte do cinema no distrito de Lisieux, O CINE PAJÉ, realizou uma semana de cinema nas férias, que começou na segunda-feira, dia 09 de julho de 2012 com a Crisma de 1997 celebrada pelo Bispo Dom Valfrido. Na terça dia 10, o filme O Cavalinho Azul da Programadora Brasil. Já na quarta-feira, 11, foram exibidos dois curtas locais: Não paga promessa nem a santo e A Maldição da caixa preta, produção de Dimas Alves. Na quinta, dia 12, "Em todo pé de serra tem", filme do encerramento da oficina de dança promovido pelo Centro Cultural de Lisieux. Na sexta-feira, dia 13, foi a vez da Paixão de Cristo de Lisieux 2012, ser exibido. E no sábado, uma prova de amor, único filme internacional, pois também foi objetivo da semana de férias do Cine Pajé, valorizar a cultural local e nacional. Todas as sessões tiveram bom público, com destaque para sessão de quarta-feira dia 11, onde compareceram cerca de 100 pessoas para assistirem "Não paga promessa nem a santo e A maldição da caixa preta", com atores locais. Foi muito gratificante para todos que fazem o Cine Pajé e o Centro Cultural de Lisieux, proporcionar este momento de cultura e lazer aos moradores deste maravilhoso distrito. Queremos agradecer de modo especial a você que compareceu a Semana de Férias do Cine Pajé.
 Lembramos que o Cine Pajé retornará suas atividades somente no mês de agosto.







  1. Agradecemos todo o público que veio prestigiar nossas produções. Nos sentimos muito alegres e realizados com aquele momento, onde os telespectadores aplaudiram com empolgação ao final da exibição, aquilo para nós foi parte do pagamento de todo o trabalho que tivemos, sem falar que foi muito bom ver as pessoas darem gargalhadas e se assustarem com as produções feitas com atores locais. E saber que nós proporcionamos isso, foi melhor ainda. O elenco agradece humildemente a todas as pessoas que compareceram a nossa exibição, o nosso MUITO OBRIGADO. Obrigado Centro Cultural (Cine Pajé).

    Nota: Caso você esteja interessado(a) de participar da próxima produção procure-me!!!
    ______________________________________________________________

    terça-feira, 10 de julho de 2012


    Semana de férias do Cine Pajé


    O Cine Pajé apresenta uma semana de cinema nas férias, de 09 a 14 de julho de 2012. Teremos filmes da Programadora Brasil, internacional e vários filmes locais que contam um pouco da história da nossa comunidade. Venha curtir momentos de muita descontração e alegria na semana de férias do Cine Pajé. As sessões serão sempre as 19:00 horas e livre para todos os públicos. Não perca.

    Programação

    Segunda-feira: 09/07/2012 – Missa da Crisma 1997

    Terça-feira: 10/07/2012 – O Cavalinho Azul

    Quarta-feira: 11/07/2012 – Curtas metragens locais (Não paga promessa nem a santo e A maldição da caixa preta)

    Quinta-feira: 12/07/2012 – Em todo Pé de Serra tem

    Sexta-feira: 13/07/2012 – Paixão de Cristo de Lisieux 2012

    Sábado: 14/07/2012 – Uma prova de amor

    __________________________________________

    quinta-feira, 31 de maio de 2012


    CINE PAJÉ APRESENTA: Boleiros, era uma vez o futebol


    Boleiros, era uma vez o futebol

    Sinopse:Num típico bar paulistano, com fotos de jogadores espalhadas pelas paredes, um grupo de homens tem algo em comum: todos são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol. Eles costumam se reunir ali para falar sobre jogos, atletas, times e juízes. Dessas conversas surgem lembranças de fatos e personagens insólitos do futebol, num clima de nostalgia debochada. Os episódios são tão familiares e, relatados com tanta habilidade, que acabamos nos convencendo de que todas as pessoas realmente têm uma hostória que vale a pena conhecer, só precisam aprender a contá-la.

    Data de exibição: 02/06/2012 (Sábado)
    Horário: 19:00 horas.
    Local: Centro Cultural de Lisieux.
    Censura: Livre para todos os públicos.

     Venha e assista a um ótimo filme. Sessão gratuita.
    Cinema é arte, cultura e lazer. Esperamos por você!

    ___________________________________________

    Cine Pajé exibe neste sábado 26/05/12, às 19:00 horas, o filme:

    "Brasa adormecida"

     
    Sinopse: O filme é uma comédia-romântica, ambientado em 1962. Conta a história do triângulo amoroso formado pelos primos Bebel (Maitê Proença), Ticão (Edson Celulari) e Toni (Paulo César Grande). Bebel vai se casar com Toni, mas Ticão faz de tudo para atrapalhar o casamento, fazendo loucuras. O amor será vivido pelos três, que permanecerão apaixonados uns pelos outros, para sempre.

    É neste sábado 26/05/12, às 19:00 horas, no Centro Cultural de Lisieux. 
    Classificação Indicativa: 12 anos. 

    Venha e participe de mais uma das sessões do Cine Pajé.
     Sessão gratuita e a pipoca também.
    Cinema é Arte, Cultura e Lazer. Esperamos por você.


    ___________________________________________________________

    terça-feira, 27 de março de 2012


    O PAGADOR DE PROMESSAS NO CINE PAJÉ

    "Depois que seu burro de estimação é atingido por um raio, o agricultor Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara pedindo que ela salve o animal. O burro sobrevive então Zé tem de doar metade de seu sítio e carregar uma cruz de sua casa, no sertão, até a igreja dedicada à santa, em Salvador. Rosa, sua esposa, o acompanha na caminhada, durante a qual travam contato com personagens da região e encontram a resistência dos poderes constituídos."

    Cine Pajé apresenta  O PAGADOR DE PROMESSAS, único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Fesiival de Cannes.

    É nesta sexta-feira (30/03/2012), Centro Cultural de Lisieux, as 19:00 horas.

    Cinema é arte, cultura e lazer! Esperamos você. O filme é de exibição livre para todos os públicos.

    ______________________________________________________________


    CINE PAJÉ NA LISILÂNDIA- 03/03/12

    Cine Pajé apresenta:
    Paixão de Cristo Nova Jerusalém
    “Filme que conta a história do maior homem, que já se viveu, Jesus Cristo. Momentos de emoção e reflexão, do homem que deu sua vida por nós. O filme se passa em um belo cenário em Pernambuco.”
    Convidamos você para primeira sessão do Cine Pajé em espaço livre. Venha e traga sua família e amigos, para que eles possam sentir emoção de está vendo um pouco da vida de Jesus Cristo.
    Local: Lisilândia (Em frente à Capela de Santo Antonio)
    Data: 03/03/2012
    Horário: 19:00 Horas
    Livre para todos os públicos.

    ____________________________________________

    CINE PAJÉ O CINEMA DE LISIEUX

    O Cine Pajé apresent 
             Vida de Menina
    "O filme acompanha a história da adolescente Helena em um momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. A jovem começa a escrever o seu diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua alegria infantil de viver e reinventando o mundo à sua maneira".
    É neste sábado (11/02/12)

    Local: Centro Cultural de Lisieux

    Horário: 19:00 horas

    Esperamos por você, convide seus amigos, sua família e venha assistir mais uma sessão do Cine Pajé, o cinema de Lisieux.
    __________________________________________

QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2011


CINE PAJÉ

O Cine Pajé apresenta Sessão Especial nesta quinta-feira (08/12/11), as 19:00.  
"Curta Criança 3", sete filmes que confirmam a qualidade e a diversidade do cinema destinado às crianças e nos convidam a entrar em um universo cheio de fantasia e suspense.  
  • O avô do jacaré;
  • Contatos siderais antes do colegial;
  • O imaginante quarto da vovó;
  • A gaeeafa do diabo;
  • Reisado miudim;
  • O Farol de Santo Agostinho;
  • As fadas da areia;
Crianças e adultos vão adorar. A sessão é livre para todos os públicos, esperamos por você no Cine Pajé, o Cinema de Lisieux.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUINTA-FEIRA, 1 DE SETEMBRO DE 2011

"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado".
Theodor Adorno

Logo abaixo saibam como foi a semana especial do CINE PAJÉ - CINEMA NAS FÉRIAS, em julho passado.

CINEMA é considerada a 7ª arte. As outras seis primeiras seriam: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro. A ideia de um cineclube em Lisieux é antiga. O GRECELI desenvolveu um projeto de cinema nos anos de 1990 chamado de projeto “Bons Filmes”. Mas a conquista definitiva do CINECLUBE veio no Edital Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, no início de 2009.

A primeira coisa que deveríamos decidir seria qual o nome de nosso Cine. Resolvemos fazer uma votação, uma pesquisa na comunidade. Listamos em uma folha algumas sugestões de nomes, com espaço em branco para outras sugestões e, circulamos essa folha na comunidade. 

Vejam os nomes que constavam na lista: CINE PAJÉ, CINE INTANS, CINE BOCA DA NOITE, CINE GALO DE CAMPINA, CINE SABIÁ, CINE LIBERDADE, CINE JUAZEIRO, CINE CAMINHO DOS COMBOIEIROS, CINE LUA CHEIA, CINE LAJEIROS, CINE JUVENTUDE, CINE SERTÕES, CINE NOITE A DENTRO, CINE LEXOVIENSE, CINE PREÁ, CINE CARAVANA DE CHAPÉU, CINE CARNAÚBA, CINE CACIMBA DO RIACHO, CINE TROVOADAS, CINE CAPOEIRA, CINE AO MUNDO.
 (Cada nome!!... mas cada um tem uma história... e muito vinculada a Lisieux... E VOCÊ TERIA OUTRO NOME PARA O CINEMA DE LISIEUX?????????)
(E ainda tinham outros que não entraram na lista: Cine Lisieux, Cine Buqueirão, Cine Raízes, Cine Radical, Cine Salão, Cine Nova Visão, Cine Escorpião, Cine Caminho das Boiadas, Cine Serrote, Cine Morcego, Cine Loucura, Cine Lobisomem, Cine Água Doce, Cine Carcará, Cine Peba e Tatu, Cine Gotas e Grotas...)

Votaram 76 pessoas, 27 escolheram CINE PAJÉ, sendo o nome mais votado. Pajé é o nome da nossa serra, cartão postal de Lisieux, que tem um formato característico e “bonito” quando visto de Lisieux. Fica do lado do nascente e, quando acordamos é a primeira visão que temos; quando chegamos ou saímos de Lisieux avistamos logo essa serra; se vai chover dissemos que “a chuva desfiou na serra”. É de lá onde nasce o Riacho Instans, que passa ao lado de Lisieux, povoação surgida com a construção da capela de Santa Teresinha em 1960, riacho este conhecido por sua “água boa” para beber, que vem do olho d’água que nasce na serra, chamado “Olho D’água do Aleixo”, que trás em si uma lenda indígena, mas ainda não muito conhecida. 

A inauguração do Cine Pajé se deu no dia 27/03/2010, com o filme “A Hora da Estrela”.  As sessões normalmente ocorrem aos sábados a partir das 19:00 horas.



VEJAM A SESSÃO DO DIA 28/05/2011, no site da PROGRAMADORA BRASIL. (click abaixo)




Programação do Projeto “Cinema nas férias”, de 16/07 a 22/07/2011
O CINE PAJÉ apresentou uma Semana Especial de sessões de filmes, projeto este chamado: “Cinema nas Férias”, uma programação que deu início sábado (16/07) e terminou sexta-feira (22/07). Foram exibidos filmes locais, nacionais e estrangeiros.
Sessão 1
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
16/07/2011
Capacidade da sala:

100
( x ) Filme brasileiro

Produção local
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

80
Nome do filme:
A Paixão de Cristo em Lisieux 2011
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção (se houver):
R$

Diretor:
Elias de França, Karla Gomes, Paulo Régis, Adriana Adrião. Edição: Cezar Farias

Ano:
2011
Duração:
70 min

Relatório do dia 16/07(sábado) - Filme: "A Paixão de Cristo de Lisieux 2011"
O primeiro filme exibido da programação foi a Paixão de Cristo de Lisieux 2011, filme que é trabalho dos atores e atrizes da nossa comunidade, com uma produção do Centro Cultural de Lisieux.
Como filme de abertura, a PAIXÃO DE CRISTO não deixou a desejar, em relação a toda sessão, pois tivemos um grande público e um filme de ótima qualidade. O filme conta um pouco da vida do nosso salvador, tal momento de reflexão, pensamentos, perdão e fé, isso talvez fizesse com os espectadores viessem ao Cine Pajé e contribuíssem para uma bonita sessão. Tivemos um público de oitenta pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos lotaram o cinema. Também tivemos pipoca, refrigerante e pirulito para vender aos espectadores. No final da sessão poucas pessoas ficaram, mas foram feitos os comentários da sessão, e os idosos responderam que gostaram do bom trabalho que o nosso elenco fez.


Sessão 2
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
17/07/2011
Capacidade da sala:

100
( x  ) Filme brasileiro

Produção local
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

60
Nome do filme:
Auto do Pastoril
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção (se houver):
R$

Diretor:
Antônia Araújo, Paulo Régis, Ney Oliveira, Taffa Teixeira e Flaviana Sampaio.
Edição: Cezar Farias

Ano:
2010
Duração:
45 min


Relatório do dia 17/07 (domingo) - Filme: "Auto do Pastoril Lisieux"
Mais uma produção do Centro Cultural de Lisieux e com elenco da nossa comunidade o Auto do Pastoril é um filme que junta três aspecto da arte: o teatro, a dança e a música.
O Auto do Pastoril é um espetáculo do nosso folclore, em que retrata a ida das pastorinhas e pastores a Belém para ver o menino nascido. Apresentamos o Auto do Pastoril no dia 23/12/2010, nas festividades dos 50 Anos de Lisieux. Festeja o nascimento de Jesus, com o espírito natalino e felicidade pela vinda do Salvador. Em uma noite de lua cheia e fria, a segunda sessão do Cinema nas Férias não foi diferente da primeira, pois obtivemos um grande público, sessenta pessoas, da criança ao idoso apreciaram a bela sessão. Tivemos pipoca e pirulito distribuídos aos espectadores. O mais bonito da sessão foi ao fim do filme, quando foi passada uma linda homenagem com a música “a paz” do grupo Roupa Nova, aos idosos e as crianças de nossa comunidade, transmitindo uma mensagem de reflexão: “que mundo nós deixaremos para as gerações seguintes e como estamos contribuindo para um mundo de paz”. Essa linda homenagem fez com que pessoas se emocionassem a ponto de chorar.

Animações para crianças (que todos adoram!)

Programa 136
Animações para crianças (que todos adoram!)Ampliar Foto do Programa 136
Classificação
Livre
Temas
animação, enrascada, contos, humor
Séries
· Animações
· Da primeira idade à adolescência


Veja a lista completa de quem adquiriu esse programa
Veja a lista completa de sessões realizadas com esse programa

0 Comentário(s)
Comente este programa
Esta coleção de animações reúne filmes de várias épocas, em um panorama de temas, técnicas e sotaques que divertem pais e filhos. Entre os clássicos da animação brasileira estão O Natal do burrinho, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo, e Frankstein punk, uma versão bem-humorada e simpática do clássico monstro, construído em massinha. A produção atual também marca presença em filmes que já misturam as técnicas convencionais de animação à computação gráfica, como é o caso de Ícarus e Pajerama. O programa se completa com retratos de personagens do imaginário brasileiro. É o caso de Ele, desenho animado criado por crianças capixabas sobre o compositor Noel Rosa; Peixe frito, sobre a história de um pescador; e Rua das Tulipas, que apresenta a vida de um inventor maluco.


Este programa é fruto da parceria firmada entre a Programadora Brasil e a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.



Filmes do Programa 136


Tempo total aproximado do programa: 78 minutos.


Relatório do 18/07(segunda-feira) - Filme: "Animações para crianças (que todos adoram)"
Filme da Programadora Brasil, com animações e desenhos para crianças, filme de várias épocas, com artes de computação gráfica. Nesta sessão foi especialmente para as crianças, animações de vários tipos. Estiveram presentes muitas crianças e poucos adultos, fazendo com que o nosso público diminuísse um pouco, em relação à quantidade, mas as crianças não fizeram feio, também encheram o Cine Pajé, com sua alegria, interatividade, disposição, até demais. Nosso público foi de trinta espectadores aproximadamente.


Sessão 4
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
19/07/2011
Capacidade da sala:
100

( x ) Filme brasileiro

Produção local
(   ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

50
Nome do filme:
Curtas do Carrinho da Leitura
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção (se houver):
R$

Diretor:
Paulo Régis, Antônia Araújo.
Edição: Dimas Alves

Ano:
2007 a 2011
Duração:


Relatório do dia 19/07 (terça-feira) - Filme: "Curtas do Carrinho Leitura"
Mais um filme local e com produção do Centro Cultural de Lisieux, as curtas do Carrinho da Leitura mostram apresentações de leituras, contadores de histórias, festas e brincadeiras, tudo dentro do mundo da leitura. Deste trabalho maravilhoso do Centro Cultural de Lisieux.
O Carrinho da Leitura é um projeto que iniciou em 2007 (primeiro encontro em 09/09/2007). É uma biblioteca itinerante, onde se leva para as ruas de Lisieux e comunidades rurais, livros, leitura, contação de histórias, rodas de leitura, palco da leitura, brincadeiras, muita alegria, pipoca e pirulito, e muitas outras coisas, nas manhãs de domingo. Todo os encontros já realizados, mais de sessenta, foram registrados em fotografias e pequenas filmagens de vários momento. Assim, foi feita uma edição destas pequenas filmagens e exibidas nesta Semana Especial do Cine Pajé.
A sessão com uma temática literária, mas também de diversão infantil, as curtas do Carrinho da Leitura mostram as crianças de maneira educacional, onde é mostrado o bonito trabalho feito com as crianças em rodas de leitura, etc. As crianças se divertiram e riram com as cenas delas mesmas em aventuras super legais. A sessão foi “casa cheia”, com cinqüenta espectadores, maioria crianças. Foram também exibidas curtas das competições da festa de Lisieux 50 anos, inclusive a corrida de jumento e a corrida de saco, que deram bastante graça.


Sessão 5
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
20/07/2011
Capacidade da sala:

100
(   ) Filme brasileiro

Arquivo pessoal
( x ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

20
Nome do filme:
Desafiando Gigantes
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção (se houver):
R$

Diretor:

Alex Kendrick
Ano:
2006
Duração:
111 min


Relatório do dia 20/07 (quarta-feira) - Filme: "Desafiando Gigantes"
Filme estrangeiro, um bom filme de reflexão e de fé, pois mostra o quanto Deus pode tudo, e sua vida pode ser melhor através da fé em Deus.
A sessão teve um público muito pequeno, talvez o motivo de ser filme com censura de doze anos, e as crianças não puderam comparecer, para que a noite se tornasse um pouco mais alegre. O público foi de cerca de vinte espectadores. Tivemos pipoca e pirulito para vender. Mesmo o numero de pessoas sendo pouco, as que estavam presentes, entenderam a mensagem que o filme passa que é: para Deus nada é impossível, e depende de você para que sua vida mude e melhore, através da fé.

Sessão 6
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
21/07/2011
Capacidade da sala:

100
( x ) Filme brasileiro

Produção local
(  ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

60
Nome do filme:
Blá
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção* (se houver):
R$

Diretor:
Cleiviane Marques, Paulo Anaximandro
Edição: Luan Adrião.

Ano:
2011
Duração:
60 min


Relatório do dia 21/07 (quinta-feira) - Filme: "Blá"
Filme engraçado e muito humorístico, Blá conta a história de três atrapalhados palhaços que, se metem em várias confusões, o filme “Blá” também é uma produção do Centro Cultural de Lisieux.
BLA é um espetáculo teatral de palhaços, do Grupo Pantim de Teatro, da cidade de Boa Viagem-CE, que se apresentou em Lisieux no dia 26/03/2011. Este espetáculo foi filmado e editado para ser exibido no Cine Pajé.
Nesta sessão tivemos casa cheia, com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos que riram com as mais engraçadas cenas do filme, que do começo ao fim fez os espectadores rirem, sorrirem e se divertirem bastante. Como sempre as crianças, quando a indicação do filme é livre, não deixam de comparecer ao Cine Pajé, tornando a noite de cinema mais feliz. Tivemos um público satisfatório e de ótimo número, aproximadamente sessenta pessoas, da criança ao idoso com a presença do grupo de idosos “Vida Ativa” aqui de Lisieux. Ao final da sessão às crianças foram feitas perguntas se gostaram do filme, e elas responderam que adoraram, pois se divertiram e deram muitas gargalhadas.


Sessão 7
Dados da sessão
Dados do(s) filme(s) exibido(s)
Data:
22/07/2011
Capacidade da sala:

100
(   ) Filme brasileiro

Arquivo pessoal
( x ) Filme estrangeiro
       (   ) Dublado
       (   ) Legendado
Hora:

19:00
Número de espectadores:

25
Nome do filme:
Mãos Talentosas
Título original:
Apenas para filmes estrangeiros

Valor da Taxa de Manutenção (se houver):
R$

Diretor:

Thomas Carter
Ano:
2009
Duração:
90 min


Relatório do dia 22/07 (sexta-feira) - Filme: "Mãos Talentosas"
Filme estrangeiro com tema da superação, persistência, trabalho e talento, que conta a história de “Ben Carson”, menino pobre e desmotivado, mas que aos trinta e três anos se tornou o diretor de um grande Centro de Neurologia Pediátrica.
Nessa sessão houve censura de doze anos, e as crianças menores não puderam comparecer, e o nosso público diminuiu um pouco, mas compareceram muitos adultos e idosos, presença do grupo de senhoras, dona de casas e alunas do PELC. Tivemos aproximadamente vinte e cinco pessoas. O filme sem dúvida passou aos espectadores a mensagem de que a vida às vezes é dura e difícil, mas que podemos vencer os obstáculos com força, determinação, coragem e empenho, para que a vida de cada um possa ser boa e feliz. 
_________________________________________

QUARTA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2011


Cine Pajé nas férias, uma opção de lazer





Iniciou-se no último sábado dia 16 de julho de 2011, no Centro Cultural de Lisieux, uma semana especial do Cine Pajé. Uma oportunidade para a comunidade do distrito de Lisieux, apreciar bons filmes no período das férias. No sábado (16), o filme exibido foi a Paixão de Cristo em Lisieux 2011, um filme feito por atores do nosso dtistrito. Um bom número de pessoas (aproximadamente 80), compareceram a sessão. No domingo (17), novamente um filme local, o Auto do Pastoril, que também contou com um grande número de pessoas. Na segunda-feira (18), foi exibido o filme Animações para criança da Programadora Brasil. Na terça-feira (19), foi apresentado vários curtas do Carrinho da Leitura. A semana Especial do Cine Pajé nas Férias, dará prosseguimento até sexta-feira dia 22 de julho, com as sessões sempre às 19:00 horas. Acompanhe o restante da programação para os últimos dias no blog do Centro Cultural.

2 comentários:

  1. Olá meus queridos amigos

    Tô gostando de ver, um bom trabalho se faz assim, povo reunido, filme no telão, todos alegres assistindo!

    Eu mesmo adorei os filmes e os efeitos especiais do Alto do Pastoril, eu tava lá quietinho assistindo também!

    Muito bom mesmo, só faltou a pipoquinha (kkkk)

    Sei que esses passos são grandes passos na luta contra a violência, ou seja, educação pela educação, pela cultura e pelo esporte e lazer.

    Gostaria que o ponto de cultura, ou melhor, ponto da educação divulgasse junto a rádio progresso o dia e a hora da manifestação contra a violência e os assaltos que tanto intimidam nossos pacíficos moradores.

    VAMOS DAR UM BASTA NESSA SITUAÇÃO. QUALQUER UM DE NÓS PODE SER A PRÓXIMA VÍTIMA
    ResponderExcluir


Veja o nosso AGENDAMENTO no site da PROGRAMADORA BRASIL para a sessão do dia 02/06/2012. (click abaixo)






INAUGURAÇÃO DO CINE PAJÉ




CINEMA é considerada a 7ª arte. As outras seis primeiras seriam: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro. A ideia de um cineclube em Lisieux é antiga. O GRECELI tentou desenvolver um projeto de cinema nos anos de 1990. E também consta entre as Metas do nosso Ponto de Cultura um projeto de cineclube, chamado de projeto “Bons Filmes”. Mas a conquista definitiva do CINECLUBE veio no Edital Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Dois membros do GRECELI (Paulo Régis e Luan) participaram da capacitação para a implantação do Projeto Cine Mais Cultura, em agosto de 2009, em Fortaleza. Depois chegaram dos equipamentos em janeiro de 2010 e iniciamos as exibições dos filmes a partir de março de 2010.

A primeira coisa que deveríamos decidir seria qual o nome de nosso Cine. Resolvemos fazer uma votação, uma pesquisa na comunidade. Listamos em uma folha algumas sugestões de nomes, com espaço em branco para outras sugestões e, circulamos essa folha na comunidade. Votaram 76 pessoas, 27 escolheram CINE PAJÉ, sendo o nome mais votado. Pajé é o nome da nossa serra, cartão postal de Lisieux, que tem um formato característico e “bonito” quando visto de Lisieux. Fica do lado do nascente e, quando acordamos é a primeira visão que temos; quando chegamos ou saímos de Lisieux avistamos logo essa serra; se vai chover dissemos que “a chuva desfiou na serra”. É de lá onde nasce o Riacho Instans, que passa ao lado de Lisieux, povoação surgida com a construção da capela de Santa Teresinha em 1960, riacho este conhecido por sua “água boa” para beber, que vem do olho d’água que nasce na serra, chamado “Olho D’água do Aleixo”, que trás em si uma lenda indígena, mas ainda não muito conhecida.

Marcamos a inauguração do Cine Pajé para o dia 27/03/2010, com o filme “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, com Marcela Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro e grande elenco. Fizemos uma divulgação na Rádio, organizamos o local (salão do Greceli), colocamos 65 cadeiras e, marcamos para iniciar às 19:00 horas. Logo se fez uma fila na entrada, quando o portão se abriu todos entraram. Colocamos um pano preto na entrada para que a tela não fosse vista de fora. Tinha pipoca e refrigerante para venda. Foi lotação total, ficando pessoas em pé e sentadas no chão. Foi feita uma apresentação do projeto, as idéias básicas, a importância da discussão antes e depois do filme, o respeito aos créditos do filme, a proposta de exibição de filmes nacionais e de qualidade, etc. Depois iniciou a exibição e no final fizemos a discussão do filme e colocamos que se iniciava ali o CINE PAJÉ, com filmes gratuitos todos os sábados a partir das 19:00 horas.










CINEMATECA DO CINE PAJÉ
FILMES DA PROGRAMADORA BRASIL
I ETAPA
1. CAFUNDÓ
2. O CAVALINHO AZUL       22.1PORTILHOLAS                  
3. A HORA DA ESTRELA
4. MILAGRE EM JUAZEIRO                  4.1 PADRE CICERO
5. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
6. CURTAS INFANTIS 1
7. CURTAS INFANTIS 2
8. CURTA CRIANÇA
9. FUTEBOL, PAIXÃO NACIONAL
10. COMÉDIAS CONTEPORÃNEAS
11. O CORITIANO
12. CORISCO E DADÁ                                12.1 A MUSA DO CANGAÇO
                                                                           II ETAPA
13. CURTA CRIANÇA 2  114’
14. POR 30 DINHEIROS 110’
15..DE PASSAGEM 87’                                                       15.1 PASSAGEIROS 9’
16. OS XERETAS 86’                                                           16.1 A LASANHA ASSASSINA8’
17. MUSICA DE INVENSÃO 94’
18. CINEMA ASPIRINA E URUBUS 101’                          18.1 O CRIME DA IMAGEM 13’
19. ANIMAÇÕES INFANTO-JUVENIS 56’
20. CURTA CADA PAGINA 80’
21. A CIDADE E SEUS PERSONAGENS 99’
22. REDEMOCRATIZAÇÃO: AS GREVES DE 1979 90’
23. MADAME SATÃ 100’
24. CORONEL DELMIRO GOUVEIA 90’                   24.1 DELMIRO GOUVEIA: O HOMEM E A TERRA 9’
LEGENDA/CLASSIFICAÇÃO
VERDE = LIVRE
AZUL=10 ANOS
AMARELO=12 ANOS
LARANJA=14 ANOS  
VERMELHO=16 ANOS

CINEMATECA DO CINE PAJÉ
1.      Titulo: Cafundó
Direção: Clovis Bueno e Paulo Betti
ELENCO: Lazaro Ramos, Leona Cavali, Leandro Firmino, Valéria Monã, Luis Melo e outros.
Sinopse: Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo é tropeiro e ex-escravo. Ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, é capaz de ver Deus. Ele se crê capaz de curar e acaba curando. Sua morte nos anos 1940 transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira.
Classificação Indicativa: 14 anos

2.      Título: Cavalinho Azul
Direção: Eduardo Escorel
Elenco: Pedro de Brito, Ana Cecília Guimarães, Alby Ramos, Carlos Wilson, Ariel Coelho, Breno Moroni, Renato Consorte, Joana Fomm, Nelson Dantas, Carlos Kroeber, Bia Nunes, Maria Clara Machado e Erasmo Carlos.
SINOPSE: Era uma vez um menino, chamado Vicente, que tinha um cavalo, para seus pais, um velho pangaré marrom, bem feio e magro. Para Vicente, um lindo cavalo azul. Passando dificuldades, os pais vendem o pangaré para comprar mantimentos. Recuperar ser cavalinho azul é a missão e a aventura de Vicente.
Classificação Indicativa: Livre

3.                                                                                                                                                                Titulo: A Hora da Estrela
      Direção: Suzana Amaral
      Elenco: Marcela Cortaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro e grande elenco.
      Sinopse: Conta a história de Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos.
      Analfabeta, ingênua e virgem, sai do Nordeste e vai tentar a vida em São Paulo.
      Classificação Indicativa: 14 anos

4.      Titulo: Milagre em Juazeiro e Padre Cícero
Direção: Wolney Oliveira
Elenco: José Dumont, Marta Aurélia, Roberto Bonfim, Antonio Leite e outros.
Sinopse: Um misto de documentário e ficção reconstitui a história que deu origem ao mito do Padre Cícero: um curioso fenômeno, envolvendo Maria de Araujo, costureira, humilde, negra e analfabeta, descartada da história oficial, transformava a hóstia em sangue toda vez que recebia das mãos de Padre Cícero.
Classificação Indicativa: Livre

5.      Titulo: Deus e o diabo na terra do sol
Direção: Glauber Rocha
Elenco: Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Mauricio do Valle, Othon Bastos, e grande elenco.
Sinopse: um dos marcos do Cinema novo, o segundo longa metragem do cineasta Glauber Rocha se apodera da linguagem do cordel para mergulhar no Nordeste do cangaço, do fanatismo religioso, da miséria e do poder cruel dos coronéis.
Classificação Indicativa: 14 anos

6.      Titulo: Curtas infantis 1
Sinopse: O Programa Curtas infantis 1 reúne sete animações para a criançada. Feitas em diversas técnicas e condições, formam interessante panorama da produção do gênero. Os trabalhos que abrem e encerram o programa, justamente os mais recentes, são frutos do edital infanto-juvenil do Ministério da Cultura, o Curta Criança.
Classificação Indicativa: Livre

7.      Titulo: Curtas Infantis
Sinopse: Quatro ficções protagonizadas por crianças e adolescentes. Maré capoeira e Caçadores de Saci foram produzidos a parti do edital infanto-juvenil do ministério da cultura. Dona Cristina Perdeu a Memória discute o esquecimento de uma idosa através de sua relação com um menino de oito anos, enquanto Paisagem de Meninos mostra os dilemas de um grupo de garotos que querem assistir a um seriado no cinema. 
Classificação Indicativa: Livre

8.      Titulo: Curta Criança
Sinopse: uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica, este reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas originais de Dona Carmela, sobre o respeito aos mais velhos, e uma jangada chamada Bruna.
Classificação Indicativa: Livre
9.      Titulo: Futebol, paixão nacional
Sinopse: Este programa apresenta os seguintes curtas-metragens: Loucos de futebol, o mundo segundo Silvio Luiz, Gaviões, Rádio Gogó, Mauro Shampoo – jogador, cabeleireiro e homem, e Barbosa. Os seis filmes não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a historia social, política e econômica do país. Alguns são documentários, outros ficcionais.  
Classificação Indicativa: 12 anos

10.  Titulo: Comédias contemporâneas
Sinopse: Uma coletânea que atravessa o Brasil do extremo Norte (Açaí com jabá) ao Sul (O oitavo selo) vendo uma serie de narrativas que só extraem sua graça da possibilidade de narrar um conto cômico a partir das imagens e sons.  Da realidade urbana de BMW vermelho ao “causo de bar de No principio era o verbo, de uma história do passado (Dov’e Meneghetti?) ao aparato tecnológico moderno (PR Kadeia), nós podemos rir de quase tudo através do cinema destes filmes.
Classificação Indicativa: 12 anos

11.  Titulo: Corisco e Dadá e A Musa do Cangaço
Elenco: Chico Diaz, Dira Paes, Antonio Leite, Regina Dourado, Chico Alves, Denise Milfont e  outros.
Sinopse: O capitão Corisco, cognominado de Diabo Loiro, é reputado por sua crueldade, valentia e beleza. Corisco rapta Dadá quando ela tinha 12 anos, condenando-a à difícil vida do cangaço. A partir daí, a vida do cangaceiro transforma-se por completo. Ele é condenado de Deus, cujo destino é lavar os pecados do mundo com sangue. Dada, que a principio o odiava, vê o companheirismo, entre as lutas e dificuldades, transformar-se em amor.
     Classificação Indicativa: 14 anos

12.  Titulo: O Corintiano
Direção: Milton Amaral
Elenco: Amacio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. Narração esportiva: Pedro Luiz
Sinopse: Mais do que um filme sobre futebol, O corintiano é um filme sobre paixões arrebatadoras. O ator Mazzaropi encarna o personagem Manuel, um barbeiro corintiano fanático, turrão e anti-palmeirense, capaz de loucuras impensáveis, que incluem brigas, insultos e promessas a São Jorge ou a qualquer santo que lhe dê crédito. 
Classificação Indicativa: 10 anos

13.  Titulo: Animações infanto-juvenis
Sinopse: são produções cariocas, paulistas, mineiras, cearenses e gauchas tratando dos mais variados temas, apresentando um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que pode voar, uma velhinha em uma turbinada cadeira de rodas, um casal circense, entre outros inesperados personagens que cruzam comedia, drama e ação.
Classificação Indicativa: Livre

14.  Titulo: Curta criança 2
Sinopse: Os filmes deste programa confirmam a qualidade e a diversidade do cinema destinado as crianças atualmente. Os filmes deste programa são: O homem que bota ovo; cada um com seu cada qual; na pista do apito; o sapo; meus amigos chineses; tratado de liligrafia; as coisas que moram nas coisas; Malasarte vai à feira. São historias que desvendam aspectos da vida da criança brasileira.   
Classificação Indicativa: Livre

15.   Titulo: Por 30 dinheiros -2005
Elenco: Cláudia Alencar, Osvaldo Mil, Ilya São Paulo, Emilio de Melo e Fernando Teixeira
SINOPSE: No interior do Nordeste, uma trupe mambembe encena A Paixão de Cristo. Depois de meses de espetáculos, Zé, que interpreta Cristo, e Lulu, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria.
Classificação Indicativa: 12 anos

16.  Titulo: De Passagem e o Passageiro
Elenco: Silvio Guindane, Fabio Nepô, Lohan Brandão, Zé Adão, Marcos Carbonell e outros.
Sinopse: O filme entrelaça dois momentos bem distintos e marcantes na vida de três jovens da        periferia paulistana. Jeferson e Washington são irmãos e amigos de Kennedy desde crianças. Quando crescem, Jeferson entra no colégio Militar no Rio de Janeiro e Washington e Kennedy entram para o trafico de drogas.
Classificação Indicativa: 12 anos

17.  Titulo: A cidade e seus personagens
Sinopse: Neste programa de seis curtas-metragens assistimos a um desfile de personalidades que de alguma maneira, marcam nossa cultura urbana. Do famoso profeta Gentileza a um travesti do interior da Paraíba (Paola); Lurdinha, a vendedora de ilusões; Na corda bamba; Oficina Perdiz; Truques, xaropes e outros artigos de confiança.
       Classificação Indicativa: 12 anos

18.  Titulo: Redemocratização: as greves de 1979
Sinopse: os três filmes que compõem este programa foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário. ABC Brasil; greve e Greve de março compõem este programa sobre o Brasil.
Classificação Indicativa: Livre

19.  Titulo: Os Xeretas e A Lasanha assassina
Elenco: Francisco Cuoco,Roberto Arduim, Eliana Fonseca e outros.
Sinopse: Duda, Tato e Nick são garotos entre 12 e 14 anos, os Xeretas, que descobrem uma rede de túneis abaixo da cidade, que acaba por levá-los muito além do que eles podiam imaginar.
A Lasanha assassina, uma lasanha foi esquecida no interior de um congelador com defeito. Os gases do aparelho causam uma mutação que lhe dão vida, transformando-a num monstro
Classificação Indicativa: Livre

20.  Titulo: Curta cada página
Sinopse: Nos seis curtas aqui reunidos, os personagens desenvolvem algum tipo de relação especial com os livros ou com seu coletivo, a biblioteca. Os gêneros são os mais variados, da comedia terrorífica à aventura romântica, no centro de tudo, a paixão pela literatura. Os curtas são: o homem livro; Clandestina felicidade; Dedicatórias; A vingança da bibliotecária; O livro; O livro de Walachai.
       Classificação Indicativa: 14 anos

21.  Titulo: Cinema, Aspirinas e Urubus e O Crime da Imagem
Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes e outros.
Sinopse: Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão  que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”.
O Crime da Imagem- elenco Tuca Andrada, Maria Paula Costa Rego e outros. Viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico.
       Classificação Indicativa: 14 anos

22.  Titulo: Música de invenção
Sinopse: não é novidade afirmar que a musica popular é a expressão máxima do vertiginoso mix de culturas que é o Brasil. Esta compilação de seis curtas-metragens mostra um pouco da inventividade de que a musica brasileira é capaz. TIM Maia, Walter Franco, Os Mutantes, Jards Macalé, Moreira da Silva, Arrigo Barnabé. Nestes documentários e ficções, temos imagens raras, reflexões e depoimentos contundentes.
       Classificação Indicativa: 14 anos

23.  Titulo: Coronel Delmiro Gouveia
Elenco: Rubens de Falco, Nildo Parente, Jofre Soares e outros.
Sinopse: Em fins do século XIX, Delmiro Gouveia, rico comerciante cearense e exportador no Recife, sofre perseguições políticas. Falido e perseguido pela policia do governador de Pernambuco, Delmiro foge e se refugia no sertão e recomeça sua atividade de exportador de couros.
Classificação Indicativa: 12 anos

24.  Titulo: Madame Satã-2001
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Felipe Marques, Renata Sorrah
Sinopse: Inspirado na vida do mito criado por João Francisco dos Santos, personagem da Lapa carioca dos anos 30, conhecido por sua valentia e malandragem. O filme é um grande flashback que cobre três momentos distintos de sua historia, e recria o momento em que o protagonista estava prestes a se tornar uma figura mitológica.
Classificação Indicativa: 16 anos


ATENÇÃO
A CINEMATECA DO CENTRO CULTURAL DE LISIEUX CONTA AINDA COM FILMES COMO:
PRO DIA NASCER FELIZ; FABULAS MALUCAS I E II; PRINCIPES E PRINCESAS; KIRIKU E A FEITICEIRA, DENTRE OUTROS.

OUTROS FILMES DA PROGRAMADORA BRASIL – ETAPAS POSTERIORES

1.    Titulo: Diferenças
Sinopse: Os filmes presentes nessa coletânea nos apresentam histórias bem próximas geograficamente e que se passem e que se passem em tempos contemporâneos, ainda assim o que veremos será a possibilidade de contato com realidades bem distintas. Assim, conheceremos o mundo através da perspectiva de deficientes visuais, e auditivos, daqueles que a sociedade considera como loucos, ou tão somente daqueles que partilham hábitos ou crenças bastante particulares. Ao final, vemos que estes “outros”, mesmo que a principio distantes, são de fato bastante parecidos com todos e cada um de nós.
Classificação Indicativa: 14 anos
2.    Titulo: Comunidades
Sinopse: Em nove curtas, que retratam um mosaico da expressão autônoma de brasileiros livres para representarem a si mesmos. Cada um a sua maneira apresenta o hip hop paulista, o brega amazonense, um documentário baiano que termina em moqueca, as marionetes do morrinho fazem seu carnaval, Maria Capacete xinga mas ama seus vizinhos. E por ai vai esse mapa do Brasil do ponto de vista das comunidades de morro e periferia.
 Classificação Indicativa: 14 anos
3.    Curtas infantis 4
Sinopse: A infância é um tempo de inauguração de sensibilidades. É quando se desenha na mente humana noções como pertencimento e interatividade. É também quando se aprende limites e a maneira de superá-los. Os heróis destes curtas-metragens são meninos e meninas, falando dos muitos sotaques brasileiros e inventando soluções engenhosas para os problemas da vida.
Classificação Indicativa: Livre
4.    Titulo: Castelo Rá-Tim-Bum, o filme
Elenco: Marieta Severo, Rosi Campos, Sergio Mamberti, Diegho Kozievith, e outros.
Sinopse: Numa megametrópole, o aprendiz de feiticeiro Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o castelo e seus tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela.
Classificação Indicativa: Livre
5.    Titulo: A ostra e o vento
Elenco: Leandra Leal, Lima Duarte, Fernando Torres, Castrinho
Sinopse: A jovem Marcela (Leandra Leal) vive com seu pai, o faroleiro Jose (Lima Duarte), e o velho Daniel (Fernando Torres) numa ilha. O único contato da menina com o mundo exterior se dá através de uma embarcação com 4 marinheiros que regularmente vai levar-lhes provisões. Através das palavras de Daniel, que a ensina a ler e sua fonte de ternura e conhecimento, e da severidade do pai, que quer protegê-la do resto do mundo, Marcela segue sua vida até que, ao tornar-se adolescente, passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma intensa.
    Classificação Indicativa: 12 anos
6.    Titulo: Eles não usam Black-tie
Elenco: Gianfrancesco Guarnieri, Paulo José, Francisco Milani, Milton Gonçalves, Fernanda Montenegro, outros.
Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
         Classificação Indicativa: 14 anos
7.    Titulo: Curtas infantis 3
Sinopse: filmes voltados para crianças são fundamentais para fortalecer a identidade nacional. Os cinco curtas- metragens deste programa retratam bem o momento da produção brasileira de filmes infantis, que começa a crescer, aparecer e ganhar prêmios.O mistério do cachorrinho perdido, Raul da ferrugem azul, Mãos de vento e olhos de dentro e A peste da Janice, Minha rainha. um programa que as crianças vão adorar.
Classificação 10 anos

8.    Titulo: Animações para crianças (que todos adoram)
Sinopse: Esta coleção de sete animações reúne filmes de várias épocas, em um panorama de temas, técnicas e sotaques que divertem pais e filhos. Clássicos como O Natal do burrinho, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo, Frankstein punk e outros que vão divertir crianças e adultos.
        Classificação Indicativa: Livre
9.    Titulo: Amores e amar
Sinopse: “Amar se aprende amando", livro de Carlos Drummond de Andrade, poderia ser o título do programa constituído por Amores, de Domingos de Oliveira, e Amar..., de Carlos Gregório. Amores é uma crônica dos costumes amorosos e conflitos familiares da classe média urbana nos anos 90, captada por uma câmera solta, comprometida com o retrato da instabilidade dos relacionamentos. Uma abordagem das mudanças comportamentais da época: o desejo de família num momento em que o meio tende a fragilizá-la, as vicissitudes e separações amorosas. Amar... Desenvolve a idéia de João que ama Maria, que ama outra pessoa, num diálogo evidente com o poema?Quadrilha? de Drummond.
   Classificação Indicativa: 16 anos
10. Titulo: Amor e Cia
Sinopse: Bem sucedida transposição da novela Alves & Cia. escrita por Eça de Queiroz para o filme dirigido pelo mineiro Helvécio Ratton: no Brasil de fins do século 19, o rico comerciante Godofredo Alves descobre sua amada esposa Ludovina nos braços de seu sócio Machado. Furioso, expulsa a mulher de casa e desafia o sócio para um duelo mortal. A partir daí, com este mote, o roteiro propõe várias peripécias, valorizando os elementos clássicos do melodrama: a carta-revelação, a circularidade, a moral da história. Acompanha esta edição o divertido curta Rua do Amendoim sobre a rua de Belo Horizonte que ficou famosa por um bizarro fenômeno ótico; ela dá a impressão de ser uma subida, quando, na verdade, trata-se de uma descida.
Classificação Indicativa: 12 anos
11. Titulo: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas e o ultimo raio de sol
Sinopse: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas representou no ano 2000 uma bela conciliação do documentárismo tradicional brasileiro com novas formas de apreensão do real nascidas do music video e do documentário performático. Em comum entre o matador sem culpas e o baterista com consciência social, além da origem nas favelas de Recife, existe a necessidade de responder com algum tipo de vigor a um contexto de miséria e degradação das relações humanas. No centro da discussão, a lógica do justiçamento e uma pergunta que teima em não calar: somos o que nascemos ou aquilo em que nos tornamos? As mesmas questões ressurgem no curta ficcional O Último Raio de Sol, um conto catártico sobre o ócio e a arrogância de certa elite brasiliense.
Classificação Indicativa: 14 anos
12. Titulo: Mais que a terra/ Estado de seca
Sinopse: Os dois filmes reunidos neste programa mostram a realidade de quem trabalha com a terra no Brasil, uma das questões sociais mais complexas do país e um tema sempre atual. Mais que a terra, primeiro longa de Elizeu Ewald, foi produzido em1990, em pleno desmonte da atividade cinematográfica no país pelo governo de Fernando Collor de Mello, o que o tornou praticamente desconhecido do público. É um dos primeiros longas-metragens de ficção a focalizar as invasões de terras improdutivas em prol da reforma agrária nas fronteiras da Amazônia e os problemas sociais, econômicos e políticos decorrentes dessas invasões. A busca por uma vida melhor impulsiona o filme, mas é a terra, sua conquista e sobrevivência, o tema central. Já o documentário Estado de seca, realizado quase 20 anos depois em Minas Gerais, também trata da questão agrária; no caso, da sobrevivência econômica de uma comunidade a partir do programa Bolsa Família.
Classificação Indicativa: 14 anos
13. Titulo: Houve uma vez dois verões
Elenco: André Arteche, Ana Maria Mainieri, Pedro Furtado, Júlia Barth
Sinopse: Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e, juntos, vivem uma intensa paixão. Porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.
Classificação Indicativa: 12 anos
14. Titulo: Por trás do pano/ O Sanduíche
Elenco: Denise Fraga, Luis Melo, Pedro Cardoso, Marisa Orth
Sinopse: Sanduíche e Por Trás do Pano são produções contemporâneas premiadas em diversos festivais Brasil afora, que apresentam o questionamento da arte e denunciam os seus meios de produção por meio da metalinguagem e com uma abordagem humorística. As relações humanas dentro e fora de cena confundem-se em ambos os filmes para, no próximo momento, surpreenderem o espectador.
Classificação Indicativa: 12 anos
15. Titulo: Sargento Getulio/ Novembrada
Sinopse: Em sua estréia no longa-metragem, o diretor Hermano Penna toma como base o premiado romance Sargento Getúlio, de João Ubaldo Ribeiro. Consagrado nos festivais de Gramado e Locarno, na Suíça, o filme é ambientado na década de 1940 e promove uma reflexão sobre o poder político e as relações entre o opressor e o oprimido.
Destaque para a elogiada interpretação de Lima Duarte, ator presente também no curta Novembrada, que reconstitui uma manifestação popular contra a presença do presidente militar João Figueiredo, ocorrida em novembro de 1979 em Florianópolis.
Classificação Indicativa: 14 anos
16. Titulo: Bicho de sete cabeças / Profeta das cores
Sinopse: Duas histórias que têm em comum o desacerto das relações entre pais e filhos e os caminhos tortuosos que são levados a percorrer. O longa-metragem “Bicho de sete cabeças” é inspirado em fatos reais vividos por Austregésilo Carrano Bueno e contado em seu livro “Canto dos malditos” (1993). Na trama central, o equívoco do pai e da família, que leva o jovem a uma experiência trágica em manicômios. Lançado em 2001, permaneceu oito meses em cartaz nas salas de cinema, atingindo 450 mil espectadores. O documentário “O profeta das cores” – que integrou a pesquisa de Laís Bodanzky para a realização do longa “Bicho de sete cabeças” - conta a história de Antonio Nascimento Silva, cujo destino é ainda mais complicado: 20 anos entre orfanato, juizado, casas de detenção, manicômios. Até ser livre e encontrar na pintura a sua forma de expressar o absurdo da condição humana que sofreu.
Classificação Indicativa: 14 anos
17. Titulo: Conterrâneos velhos de guerra
Elenco: Othon Bastos, B. de Paiva, Oscar Niemeyer e outros.
Sinopse: Documentário que toca em feridas não-cicatrizadas, este é um projeto que o diretor Vladimir Carvalho levou 20 anos para concluir. O consagrado documentarista paraibano – que vive há muitos anos em Brasília – aborda o período da construção da capital federal e as precárias condições de trabalho dos cerca de 50 mil operários. Com depoimentos de todas as partes envolvidas e imagens raras de arquivo, o filme deve muito à montagem de Eduardo Leone, que se debruçou sobre as 70 horas de materiais durante quatro anos, ajudando a construir um filme épico, operístico, de grande impacto.
Classificação Indicativa: Livre
18. Titulo: Paisagens brasileiras
Sinopse: Uma característica que tem marcado a produção mais recente de curtas brasileiros é a sua capacidade de dar conta das expressões locais de quase todo o país, possibilitando assim que o espectador brasileiro (re)conheça as paisagens de uma série de diferentes Brasis nas telas. Esta coletânea de curtas permite que passeemos do sertão paraibano ( Passadouro) aos grandes centros urbanos de Rio (Geraldo Voador) e São Paulo (Wholes), indo até a Porto Alegre de Trampolim. No meio do caminho, passamos ainda pelo interior de Minas Gerais ( O Maior Espetáculo da Terra), Brasília (A Lente e a Janela) e pelos rios de Recife (Recife de Dentro para Fora). Para além das peculiaridades deste trajeto geográfico e de paisagens, vemos obras de realizadores extremamente pessoais que, indo do documentário ao ensaio poético quase experimental, passando pela ficção, encontram nos espaços ao seu entorno verdadeiras musas inspiradoras.
Classificação Indicativa: 12 anos
19. Titulo: Três irmãos de sangue/ Leucemia
Sinopse: Pátria, família, doença e exílio são os temas que aproximamos dois filmes deste programa. O documentário, Três irmãos de sangue revela a trajetória dos irmãos Henfil, Betinho e Chico Mário, personalidades de atuação marcante no período de transição entre a ditadura e a democracia no Brasil e, unidos por uma condição genética que resultou em sua morte prematura: a hemofilia e, em consequência dela, a Aids. Acompanhando o documentário, o premiado curta Leucemia apresenta outros personagens reais, também marcados pelo exílio e pela doença. Em 1968, um casal de operários tenta encontrar meios de levar o filho de volta ao Brasil para ser criado pelos avós, pois a mãe sofre de leucemia
   Classificação Indicativa: Livre
20. Titulo: Animações para primeira infância
Sinopse: A animação sempre esteve vinculada ao público infantil. E esta coletânea apresenta produções brasileiras feitas pelos melhores animadores autorais do país da última década: curtas que têm potencial para se transformarem em séries de TV e longas-metragens. 
São animações inteligentes, criativas e divertidíssimas para crianças pequenas incluindo também dois ótimos exemplares de animações realizadas com a participação das próprias crianças. Uma menina que tem um dragão em seu baú, uma traça na biblioteca e uma família de minhocas são apenas alguns dos diferentes e fascinantes personagens destes belos curtas.
    Classificação Indicativa: Livre
21. Titulo: Solidões Urbanas
Sinopse: A cidade separa mais do que une. Neste programa de seis curtas-metragens somos apresentados a personagens, reais ou fictícios, que nos mostram um pouco da verdade desta afirmação. São personagens solitárias, conformadas ou não com sua condição, conscientes ou não do abismo que as separa do próximo. Temos o suicida, o amigo distante, a dona de casa que encontra na Internet seu maior prazer... Estes, entre outros, se inserem em um espaço urbano mediado pelas modernas tecnologias de entretenimento e segurança. Contos sobre técnicas de vigilância, apaziguamento e separação se alternam com outros que nos mostram apenas a terrível dificuldade do encontro humano por entre as estruturas de concreto. Às vezes a tecnologia registra nossa solidão, ás vezes a estimula e às vezes ela apenas se ausenta, deixando o silêncio como um simples e primitivo silêncio.
Classificação Indicativa: 16 anos

22. Titulo: No coração dos deuses / A fundação do Brasil
Sinopse: O curta-metragem de animação A fundação do Brasil, de Mô Toledo, e o longa de aventuras No coração dos deuses, de Geraldo Moraes, têm em comum temas como o desbravamento do Brasil e os primeiros contatos e relações de poder entre brancos, índios e negros. O curta, premiado no Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana (Cuba), em 1981, é uma sátira bem-humorada sobre as relações de dominação entre as três etnias. Já o longa é uma fantasia juvenil com direito a viagem no tempo e tesouros perdidos, no qual diferentes personagens vão parar no passado, em plena era das entradas e bandeiras, onde encontrarão os bandeirantes Fernão Dias e Borba Gato. No coração dos deuses mereceu os prêmios de melhor ator (Antonio Fagundes), trilha sonora (André Moraes) e som (Michael Ruman) no Festival do Recife 2000 e de melhor trilha no Festival de Brasília 1999.
Classificação Indicativa: Livre
23. Titulo: Ritmos brasileiros
Sinopse: De todas as riquezas que o Brasil tem, uma pelo menos é produzida pelo corpo da gente. É a nossa capacidade de criar e combinar ritmos musicais. Aqui estão alguns exemplos
dessa vocação que se propaga de norte a sul, germinada nos bairros populares, periferias e áreas rurais. Do samba carioca de raiz filmado por Leon Hirszman a outro curta-metragem já clássico sobre o maracatu pernambucano ou à “rap”aziada da Ceilândia, temos um pequeno painel de tradições e modernidades. Velhos mestres e jovens talentosos se congraçam de filme
a filme, exprimindo ao mesmo tempo diversidade e filiações sutis. São todos corpos
brasileiros que gingam, tocam, cantam, batem, falam. Histórias do passado e gritos
do presente dialogam pela voz implacável do ritmo.
Classificação Indicativa: 10 anos
24. Titulo: O Lamparina
Elenco: Amácio Mazzaropi
Sinopse: Um dos maiores comediantes do cinema brasileiro de todos os tempos, Amácio Mazzaropi satiriza em O Lamparina o gênero do filme de cangaço, popular nos anos
1960. Confundido com um cangaceiro, junto com sua pequena família, na cidadezinha
nordestina de Sororoca, Mazzaropi inverte os clichês da aventura de ação, típicos
tanto do cangaço quanto do faroeste, impregnando de singela humanidade um personagem básico do imaginário brasileiro – o homem do povo, pequeno e perdedor, mas que consegue reverter suas desvantagens com a esperteza. Ídolo consagrado na época deste filme, Mazzaropi mais uma vez arrisca-se como cantor, interpretando em cena um baião, Lamparina do Nordeste, e uma balada caipira, Alma solitária, ambas de seu compositor favorito, Elpídio dos Santos.
Classificação Indicativa: 10 anos
25. Titulo: Rio de Janeiro: a cidade e o morro
Sinopse: Os três curtas-metragens deste programa discutem a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e a favela ao longo do tempo. Quatro curtas que trazem um pouco da história das favelas (Rocinha) e seus personagens.
Classificação: 16 anos
26. Titulo: Um passaporte Húngaro / Lá e cá
Sinopse: Sandra Kogut usa a sua própria busca por um passaporte húngaro para investigar os preconceitos contra imigrantes no Brasil de outrora, cumprir as provas exigidas de quem pretende conquistar uma dupla nacionalidade e revelar o caráter kafkiano da burocracia consular. Exemplo de documentário pessoal que se abre para um panorama de interesse amplo, Passaporte Húngaro conduz o espectador com a delicadeza e a personalidade características da diretora responsável pelo premiado Mutum. Como complemento, Lá e Cá nos brinda com um delicioso passeio, guiado por uma exuberante Regina Casé, pela estética e o espírito do subúrbio carioca. Ali também mora o desejo de ser alguém diferente, de ter um passaporte para outros lugares.
Classificação Indicativa: Livre
27. Titulo: Comédias contemporâneas 2 
Sinopse: Este programa apresenta um painel diversificado de curtas-metragens que utilizam o humor para discutir situações filosóficas, culturais ou comportamentais. O humor pode surgir do gesto e do ritmo (Mr Abakadabra), da força dos diálogos e dos atores (Lapide) e outros.
Classificação Indicativa: 14 anos
28. Titulo: O homem do corpo fechado/famigerado
Sinopse: Este programa apresenta duas incursões ao imaginário do interior mineiro, com seus coronéis orgulhosos, seus jagunços fiéis e os espertos homens que subvertem, através da habilidade, as relações de poder. O homem do corpo fechado e Famigerado
são duas obras que se deixam influenciar pelo universo do escritor João Guimarães
Rosa para indagar sobre a Minas Gerais profunda, presente nos hábitos, nos códigos
sociais, nas paisagens e no falar de seus habitantes. Munidos de suas câmeras,
os cineastas Schubert Magalhães e Aluizio Salles Jr. registram hábitos de outrora e fazem
um retrato sentimental de uma Minas atemporal, com dimensões míticas.
Classificação Indicativa: 14 anos
29.  Titulo: DOM Helder Câmara – o santo rebelde
Sinopse: Este programa contém dois retratos de religiosos católicos que exerceram papel notável na política brasileira, em especial na luta contra a ditadura militar (1964-1985) e as torturas praticadas pelo regime. Apesar das grandes diferenças de atuação e de postura, tanto Frei Tito (1945-1974) quanto Dom Helder Câmara (1909-1999) partiram de ideais cristãos para agir contra as injustiças e as violações dos direitos humanos. Os dois filmes aqui presentes traçam um perfil da vida e da obra desses religiosos que se insurgiram contra a opressão, e chamam a atenção para a violenta reação das autoridades contra dois padres que recusaram a neutralidade na luta por um mundo mais justo.
Classificação Indicativa: Livre
30. Titulo: Brasileiras
Sinopse: Pagu, Leila Diniz e Maria Gladys: três musas que, para além do talento, assumiram atitudes controversas que escandalizaram a sociedade conservadora de suas épocas. Nos três filmes que integram este programa está ausente a estrutura narrativa e burocrática que se espera de biografias. As vidas dessas mulheres são narradas da forma como imaginamos suas personalidades – com inquietude, desafio, ambição e inconformismo. Todas elas assumiram posicionamentos políticos e sociais muito claros, geralmente contra os preconceitos de uma sociedade machista, autoritária e violenta. Dois dos curtas-metragens homenageiam mulheres de um passado recente que convém não ser esquecido: Eh Pagu, Eh!, de Ivo Branco, e Leila para sempre Diniz, de Mariza Leão e Sérgio Rezende. O belo média-metragem Vida, de Paula Gaitán, faz uma homenagem em vida a Maria Gladys que, com a participação da própria atriz, constrói uma biografia intima e repleta de confissões poéticas.
Classificação Indicativa: 14 anos
31. Titulo: A saga do guerreiro alumioso /A árvore da miséria
Sinopse: O curta-metragem paraibano A árvore da Miséria, de Marcus Vilar, e o longa-metragem cearense A saga do guerreiro alumioso, de Rosemberg Cariry, têm dois aspectos em comum: suas histórias se inspiram no folclore nordestino e seus realizadores são há muito ativos e ferrenhos defensores da produção audiovisual na região. O curta-metragem parte de um conto popular e apresenta a ótima história da mulher que enganou a Morte. E o longa-metragem é uma ambiciosa alegoria que, em plena era Collor, árida para o cinema brasileiro, usa folguedos regionais e personagens comuns para defender a reforma agrária e criticar o poder dominante. A obra de Cariry conquistou os prêmios Candango de melhor filme pelo júri popular, de melhor ator (Emmanuel Cavalcanti) e de melhor ator coadjuvante (Joaquim Francisco Alves) no 26º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Classificação Indicativa: 14 anos
32. Titulo: Fé / sentinela
Sinopse: A diversidade e a força do fenômeno religioso nas mais diversas regiões do Brasil estão no centro destes dois filmes. Em Fé, o documentarista paulista Ricardo Dias retrata a devoção de católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas e místicos do Vale do Amanhecer, oferecendo elementos para uma oportuna reflexão sobre o alcance do fenômeno religioso no Brasil. No curta metragem Sentinela, de Afonso Nunes, o foco está numa comunidade rural baiana em que os moradores organizam-se com impressionante disposição para realizar um ritual coletivo de vigília aos agonizantes, acreditando que, pelo poder da oração, podem atuar em favor de uma transição pacífica para a eternidade.
Classificação Indicativa: Livre
33. Titulo: Um dia qualquer
Sinopse: Recentemente restaurado pela Cinemateca Brasileira, Um dia qualquer... é um marco histórico importante do cinema brasileiro, sendo o primeiro (e um dos únicos) longa-metragem totalmente produzido no estado do Pará. Dirigido por um dos pioneiros do cinema paraense, Líbero Luxardo, o filme narra uma série de pequenas histórias a partir do drama de um personagem que rememora a vida ao lado da esposa recém-falecida, enquanto caminha pelas ruas de Belém. Para além de suas qualidades ficcionais e cinematográficas, o filme resiste como um importante e raro material histórico com as imagens e hábitos de uma capital paraense retratada com olhos de documentarista pelas câmeras do cineasta.
Classificação Indicativa: 14 anos
34. Titulo: O dragão da maldade contra o santo guerreiro
Sinopse: Em O dragão da maldade contra o santo guerreiro, o matador de cangaceiros Antonio das Mortes (já conhecido em Terra em transe, filme anterior do diretor Glauber Rocha) vai à cidade de Jardim das Piranhas, contratado para matar um bando de jagunços chefiados por Coirana, que se diz herdeiro de Lampião. Utilizando tons alegóricos, o diretor Glauber Rocha — em seu primeiro longa-metragem colorido (com imagens assinadas por Affonso Beato) — mistura influências que vão da literatura de cordel à ópera, passando por elementos do western norte-americano, para construir o que é considerado por muitos como sua obra-prima, merecedora dos prêmios de melhor direção e da crítica internacional no Festival de Cannes de 1969. Como apontou a crítica, contradição e violência encontram o êxtase e a beleza em O dragão da maldade contra o santo guerreiro.
Classificação Indicativa: 14 anos
35.  Titulo: Encontros e desencontros do amor 2
Sinopse: Este programa traz representantes de quatro dos mais produtivos estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais) do cinema de curta-metragem, com trabalhos de cineastas importantes do cenário nacional na primeira década do século 21, todos eles com carreiras consistentes que encontram nestes filmes
momentos de grande brilho. Há filmes com passagem pelos maiores festivais do mundo,
como Cannes (Areia) e Veneza (O teu sorriso), assim como ganhadores de prêmios
em decisivos festivais do cenário brasileiro, como Brasília, Gramado ou Recife.
No conjunto dos filmes, vemos um homem e uma mulher que passam pelas mais diferentes fases de uma relação amorosa, da descoberta aos resquícios que ficam depois do final.
Classificação Indicativa: 14 anos
36. Titulo: O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
Sinopse: Dois documentários que mergulham na cultura e religiosidade nordestinas, particularmente do Cariri cearense, formam este programa. No longa-metragem O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto,o cineasta Rosemberg Cariry resgata a história do movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, destruído em 1936 por tropas de soldados e bombardeio aéreo, deixando o saldo de mais de mil camponeses mortos. Consciente de que a memória dos vencidos é feita de fragmentos, o realizador junta as poucas imagens existentes do acontecimento a depoimentos de sobreviventes e manifestações da cultura popular da região, para acentuar a dimensão política, além de religiosa, dessa experiência de socialismo católico primitivo. Já o curta A Ordem dos Penitentes, de Petrus Cariry, registra a permanência no Nordeste brasileiro de antigas práticas religiosas, que incluem a autoflagelação.
Classificação Indicativa: 12 anos
37. Titulo: Bar da Esperança, o ultimo que fecha
Sinopse: Realizado em 1983, em pleno período de transição democrática no Brasil, o filme de Hugo Carvana retrata com sensibilidade extrema os dilemas no universo da classe média carioca de então. É o lugar onde transitam as primeiras gerações criadas no divórcio, filhos de uma classe artística constantemente dividida entre seus desejos de criação e a necessidade de ganhar a vida. Ali, um bar chamado Esperança é o epicentro da vida de seus frequentadores. Ganhador dos prêmios de melhor filme no Festival de Havana e de melhor atriz, atriz coadjuvante e roteiro no Festival de Gramado, o terceiro longa dirigido por Carvana é dos mais exatos retratos de seu lugar e de seu tempo.
Classificação Indicativa: 16 anos
38. Titulo: Relações familiares
Sinopse: Ao escolher a família como seu foco primário de atenção, os sete curtas-metragens que compõem este programa voltam seu olhar para aspectos distintos deste que é o núcleo fundador da nossa sociedade. A família, com sua capacidade de resumir os principais conflitos e realizações do ser humano, serve de espelho para todos nós.
Não por acaso, assistindo a estes filmes, que ganharam prêmios e participaram de
diversos festivais nacionais e internacionais, podemos ver projetadas ali nossas
próprias relações com pais, avós, irmãos, tios, filhos, maridos e esposas. Realizados
entre 1988 e 2009, eles nos permitem ainda traçar um painel tanto dos modelos de
organização e relações afetivas e familiares ao longo deste período, como também
ver variações de modelos narrativos e de produção pelos quais o cinema passou nos
últimos anos.
Classificação Indicativa: 16 anos
39. Titulo: Visões do imaginário
Sinopse: A fronteira entre o cinema e os sonhos (e pesadelos) é explorada pelos curtas-metragens deste programa. Em cada um deles, personagens e espectadores são convidado ao fascinante desafio de entender quais os limites da realidade que os circunda. Entre os filmes, temos dois clássicos do cinema brasileiro de curta duração dos
anos 1990 (Arabesco e A escada), ambos dirigidos por cineastas que seguiriam prolífica
e bem-sucedida carreira. Por outro lado, a safra mais recente nos apresenta
três títulos (A janela aberta, Um ramo, Muro) exibidos e premiados em diferentes
seções do Festival de Cannes. Junto aos outros três trabalhos — Um branco súbito,
Um certo esquecimento e Timing —, o programa levará o espectador a uma viagem
bastante aventureira, que só é possível com a mágica da linguagem do cinema.
Classificação Indicativa: 12 anos
40. Titulo: Animações infantis
Sinopse: Esta é uma seleção de alguns dos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros de animação produzidos para crianças entre 2007 e 2009. Eles são uma boa amostra da grande qualidade e da variedade da produção nacional atual para este segmento. Crianças e mesmo adultos merecem ver estes desenhos animados cheios de humor, ação e fantasia.
Classificação Indicativa: Livre
41. Titulo: O Saci/Macaco feio... macaco  bonito...
Sinopse: Este programa traz algumas preciosidades da história do cinema brasileiro. São filmes pioneiros e modelos de excelência da produção audiovisual destinada ao público infantil. Macaco feio... macaco bonito... é um raro exemplar do cinema de animação feito no Brasil nos anos 1920, que conseguiu sobreviver até os nossos dias. O Saci, adaptação da obra de Monteiro Lobato, conjuga de forma brilhante as peripécias do gênero de aventuras com as preocupações didáticas e culturais de uma geração que,
já na década de 1950, sentia a necessidade de produzir um cinema humanista que falasse a nossa língua e que mostrasse na tela os hábitos e costumes brasileiros
.
Classificação Indicativa: Livre
42. Titulo: Adolescer
Sinopse: O cinema brasileiro parece estar voltando seus olhos, cada vez mais, para os dilemas típicos
da adolescência, tanto nos longas como nos curtas-metragens. Este programa reúne
seis curtas de ficção, realizados entre 2005 e 2008 que lidam, de maneiras diferentes,
com uma fase da vida em que tudo está à flor da pele, e por isso mesmo os dilemas parecem
servir tão bem ao “drama”, no sentido mais amplo do termo. São filmes de grande
destaque não só no panorama nacional como também com participações internacionais
importantes, em festivais como Cannes, Sundance e Locarno, entre outros. Finalmente,
vale notar que quatro dos seis títulos são dirigidos por cineastas mulheres, numa proporção
que dá bons sinais para um futuro do cinema brasileiro com uma divisão mais equânime
dos trabalhos nesta função.
Classificação Indicativa: 14 anos
43. Titulo: No rio das amazonas / Cidadão jatobá
Sinopse: Em No rio das amazonas, o diretor Ricardo Dias nos leva a uma viagem pela Amazônia, de Belém a Manaus. Tendo por guia o naturalista Paulo Vanzolini, somos apresentados a particularidades da ecologia da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do Baixo Amazonas. Realizado com uma câmera extremamente gentil e delicada, mas nunca alienada (apesar da parcialidade assumida pelo diretor, própria de qualquer obra que dependa da subjetividade), o filme nos permite sair do lugar comum que hoje é a discussão em torno da grandiosa Amazônia brasileira. Completa o programa, com a mesma delicadeza, o curta-metragem Cidadão jatobá. Dirigido por Maria Luiza Aboim e belamente fotografado, o filme revela a arte e a ciência dos indígenas do Alto Xingu, que para construir uma canoa de jatobá provam não ser necessário destruir a natureza.
Classificação Indicativa: Livre


Programa 23 - Bola na Tela
Futebol, a paixão nacional, sempre foi tema de constante interesse do público e dos cineastas brasileiros. Aqui apresentamos quatro ficções que abordam o assunto com leveza e humor, destacando Os Fiéis (diversos prêmios no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2003) e o clássico Perigo Negro, dirigido por Rogério Sganzerla. É cinema na rede e bola na tela!

Programa 108 - Boleiros, era uma vez o futebol e Uma história de futebol 
 Uma seleção que não marca apenas um gol, mas faz uma goleada... Assim é a escolha dos filmes escalados para este programa sobre uma das paixões nacionais: o futebol. Boleiros, era uma vez o futebol já nasceu clássico. Basta conferir o elenco. O “técnico” Ugo Giorgetti não quer saber de retranca e bota o time todo no ataque. O longa-metragem trata de “causos” saborosos, fruto das memórias de gente que nasce e vive do esporte. Mas nem todas as narrativas são felizes nesta obra de forte apelo popular. Afinal de contas, racismo, trambiques, amores, fracassos e ilusões fazem parte de todos os tipos de enredo – e o futebol, é claro, não é exceção.
Já o curta-metragem Uma história de futebol, de Paulo Machline, é uma ficção sobre as lembranças de um garoto que jogou um dia com aquele que seria, pouco tempo depois, o rei Pelé. Premiado em vários festivais, foi escolhido melhor curta no Grande Prêmio Cinema Brasil e fez parte da seleção oficial de curtas-metragens do Oscar em 2001. Dois filmes que dão um show de bola!
  
Programa 222 - Chega de saudade e Bailão
 Chega de saudade e Bailão tem o mesmo cenário principal: um antigo salão de baile. E protagonistas da mesma faixa etária: a chamada terceira idade. Mas, como seus títulos indicam,  os filmes não abrem espaço para a nostalgia, nem para a lamentação. O longa-metragem ficcional de Laís Bodanzky (diretora de Bicho de Sete Cabeças) e o curta documental
de Marcelo Caetano são filmes sobre a sexualidade – seja ela hétero ou gay – como prova de vitalidade e forma de resistência. Nesse sentido, são filmes de celebração da vida, mas também obras políticas. Premiados em
festivais no Brasil e no exterior, confirmam dois talentos singulares do atual cinema brasileiro.

 Programa 225 - Garoto cósmico e Sírius
 Este programa, voltado em especial ao espectador infanto-juvenil, apresenta dois trabalhos de animação do ilustrador e cineasta Alê Abreu, que tem desenvolvido uma obra consistente, de interesse não apenas de seu público-alvo. Começa com o curta- metragem Sírius (1993), o primeiro título de sua filmografia, que, com imagens quase psicodélicas, revela-se uma intrigante descoberta da astronomia do século XX: a estrela Sírius é dupla,
são dois corpos celestes brilhando lado a lado, para sempre. A testemunha dessa descoberta é um solitário menino de rua. E o fascínio pelo espaço sideral se mantém no primeiro longa-metragem do diretor, Garoto Cósmico (2007), que apresenta três amigos que desobedecem as regras do Planeta Criança e vivem aventuras divertidas e reveladoras no circo do mestre
Giramundos, perdido no infinito do universo.

 Programa 233 - O pagador de promessas
Único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, além de outros prêmios internacionais, O pagador de promessas é fruto da tenacidade de Anselmo Duarte em passar da condição de galã à de grande diretor de cinema. A peça homônima de Dias Gomes retrata um herói
popular às voltas com o poder constituído. Sua adaptação para as telas foi um marco de excelência no cinema brasileiro, que vivia fase de transição entre o pensamento industrial e a nova consciência da década de 1960.
Interpretado com garra por Leonardo Vilar depois de emagrecer 12 quilos, Zé do Burro encarnou a teimosia e a autenticidade do povo em oposição às forças pseudomodernizadoras e à intolerância das instituições. Um personagem inesquecível à frente de um filme clássico.

Programa 235 - Pro dia nascer feliz
Do sertão de Pernambuco à Baixada Fluminense e daí à periferia e à elite de São Paulo, este bem-sucedido documentário levanta questões sobre a educação no Brasil e sua relação com os ambientes sociais. O filme correu o país e serviu a um debate sobre que futuro nos aguarda pelas mãos das novas gerações. Aqui está, com exemplos cabais, algo que intuímos, mas raramente conseguimos demonstrar: a escola não é um espaço isolado da realidade, mas uma câmara na qual ecoam as carências ou a afluência dos
que a freqüentam. É também um lugar onde ressoam as dores, florescem as esperanças e persistências dos adolescentes e jovens, assim como dos professores. Ao contrário do que dizia a canção de Cazuza que dá nome ao filme, em matéria de educação ainda não estamos “por um triz”.

Programa 236 - São Bernardo
Com base no romance homônimo de Graciliano Ramos, o cineasta Leon Hirszman (1937-1987) realizou uma das melhores adaptações literárias
do cinema brasileiro, vencendo vários prêmios, como o Margarida de Prata da CNBB, o Air France e o INC (Instituto Nacional de Cinema). Desafiando as limitações de um orçamento reduzido, Hirszman reafirma as principais propostas do Cinema Novo, apostando no realismo crítico e na análise social, sem abrir mão de uma rigorosa intuição artística. São Bernardo
narra de maneira exemplar a ascensão e queda do fazendeiro Paulo Honório (em magnética interpretação de Othon Bastos), sintetizando
as contradições históricas de um país que, no momento de sua realização, enfrentava a ditadura militar – cuja censura tentou mutilar a obra e impedir sua circulação, felizmente, sem sucesso.

 Programa 242 - Animações para a primeira infância 3
 As crianças pequenas vão adorar esta seleção com alguns dos melhores filmes
brasileiros de animação da temporada 2010-2011. Todos têm em comum o humor e os finais felizes. Soam muito brasileiros nos falares e na musicalidade, mas cada um é original nas imagens que mostra do país: da chegada de um circo no interior ao dia a dia em um apartamento; das araras
da floresta às brincadeiras nos quintais urbanos. As linguagens estéticas também são originais e variadas: colagem, desenhos a lápis, massinha, fotos, ou tudo misturado em animações engenhosas que vão deixar as crianças com vontade de fazer arte também. E os pequenos vão se identificar com as histórias, desde as mais lúdicas até as que tratam com delicadeza de temas
profundos como a busca de que os outros nos aceitem como somos.
Programa 246 - Comunidades 2
O ambiente sociogeográfico representado pelas favelas é determinante da identidade brasileira a partir do momento em que esta se torna eminentemente urbana. É natural, portanto, que o cinema nacional se volte
com frequência a esse espaço como local privilegiado de alguns dos principais dilemas que enfrentamos. Este programa exibe oito títulos a partir dos quais se pode traçar uma pequena história dos problemas enfrentados não somente pelos moradores de comunidades como inclusive pelos cineastas que decidem voltar suas câmeras para elas.

Entre as referências à música popular e os diferentes momentos de relação com as favelas como o espaço de um “outro”, a coletânea termina com o novo momento em que as câmeras estão nas mãos dos próprios moradores, que passam a produzir o seu imaginário audiovisual particular.
Programa 249 - Curta criança 4
Nos filmes deste programa são as crianças que fazem acontecer. As produções têm isso em comum, mesmo com estéticas variadas e em cenários brasileiros tão diferentes uns dos outros. Assim, no interior alagoano, a
menina Lia corre atrás do sonho de ir à festa com um vestido novo. Na Amazônia, uma pequena índia busca alcançar a Lua, lançando-se ao seu reflexo nas águas, em releitura de grande intensidade poética do mito guarani. Nos canaviais, uma jovem cuja mula que empacou faz inusitada aliança com um menino da cidade. Em São Paulo, uma menina faz da própria sombra sua melhor amiga. No litoral baiano, um jovem catador de cajus usa
seu carrinho de mão para um carreto muito especial e solidário. E em uma grande cidade do sul, um menino muito diferente dos outros não abre mão de ser quem é. São curtas-metragens que vão emocionar divertir e... Dar o que falar!
Programa 250 - Curtas infantis 5
Este programa tem um pouco de tudo, e principalmente humor! Tem ação e mistério, na história de um cachorrinho perdido e quase sequestrado. Tem comédia romântica ao som de rock, em uma cidadezinha do interior gaúcho. Tem coração batendo mais forte nas primeiras trapalhadas e desencontros de
amor. Tem ritmo de samba em uma animação divertida, com crianças que fundam um clube secreto para defender seu direito à música. Tem um amigo invisível que some, em um filme com mix de gêneros que explora a força da imaginação infantil. E tem até o caso de um menino que, de tão superprotegido, começa a mofar! A programação vai fazer todo mundo rir e se enxergar um pouco na tela, nestes curtas-metragens feitos com arte e talento para as crianças brasileiras de hoje.
Programa 254 - Perambulação: realismo das ruas
A pé, de bicicleta, de metrô ou de trem: para os jovens protagonistas dos seis curtas-metragens que compõem este programa não importa tanto qual o meio de transporte, mas sim o que estar em movimento pelas ruas das grandes cidades significa para eles. Em vez da proteção (ou opressão) das casas, o espaço urbano representa ao mesmo tempo risco e fascínio, um lugar em que as trocas com as pessoas desconhecidas sempre vão resultar
em mudança, descoberta, aprendizado. São filmes que nos apresentam extratos de vida de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas que na verdade falam dessa situação universal que é a passagem da infância para a idade adulta, fase tão decisiva e fascinante da vida. Os filmes ilustram problemáticas sociais, raciais ou simplesmente pessoais, sem nunca perder
a capacidade de somar o lúdico ao realismo das ruas das grandes metrópoles, que surgem nos filmes por ângulos pouco vistos, através destes olhos infanto-juvenis.


Coleção – Bahia 100 anos de Cinema
1.            Bahia de todos os Santos/Um dia na rampa/Vadiação
Classificação 12 - Duração de 120 min.
_____________________________________________________________
Bahia de todos os Santos
1960, ficção, 102 min.
Sinopse: A trama gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getulio Vargas. Tonho um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos e religiosos.
Um dia na rampa
1960, documentário, 10 min.
Sinopse: Um dia na rampa do Mercado Modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do Recôncavo trazendo produtos para comercializar na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme rodado em 1955.
______________________________________________
Vadiação
1954, documentário, 8 min.
Sinopse: A capoeira na Bahia, ao som de berimbaus, evolui de luta de guerra para forma popular de dança. Com os mestres Bimba e Valdemar.
_______________________________________________
2.    Barravento/A morte das velas do recôncavo/Pátio
Classificação 14 – Duração 117 min.
______________________________________________

Barravento
1961, ficção, 81 min.
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xaréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. A chegada de Firmino, antigo morador que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões.
______________________________________________
A morte das velas do recôncavo
1976, documentário, 23 min.
Sinopse: O filme documenta o desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos. Esta desempenhava uma importante função econômica além de estética na cidade. Este documentário aborda problemas sócio-econômicos com o propósito de tentar preservar esta memória.
__________________________________________
           Pátio
           1956, ficção, 13 min.
Sinopse: Duas figuras humanas jogadas sobre um pátio em preto e branco,       compondo um jogo de metamorfoses, símbolos e montagens dialéticas.
________________________________________
3.Boi Aruá – Catalogo de menin
                                                                                       Duração aproximada 72 min.
______________________________________________________
Catálogo de meninas (14 anos)
Sinopse: Dalvinha é uma menina de 14 anos que mora com a mãe e o padrasto. Durante o dia, dentro de casa, ela é tratada como uma empregada doméstica até que conhece o Cabaré Tropical e muda o rumo de sua vida.
____________________________________________________
Boi Aruá (livre)  
Sinopse História de um fazendeiro cujo poder é desafiado pela fantástica aparição do Boi Aruá, até o derradeiro confronto, quando se despoja das máscaras e celebra a vitória sobre si mesmo.
________________________________________________
4- Diamante bruto – Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva)
Duração 114 min. Classificação 14 anos
___________________________________________________
Diamante bruto
Sinopse: Após 20 anos de ausência, o astro de TV José de Castro retorna à sua terra natal, Lençóis, e reencontra Bugrinha, seu amor de infância. Ela se recusa a firmar um compromisso e José reage a esta atitude mantendo encontros secretos com Rita, casada com Tibúrcio, um ex-matador profissional.
_____________________________________
Sob o ditame de Rude Almajesto (sinais de chuva)
Sinopse: As diversas experiências do homem do campo na maneira de pressagiar a chuva na região nordestina.
5- Eu me lembro
Duração aproximada 111 min. 16 anos
Sinopse: Uma investida poética de inspiração autobiográfica em que o realizador mistura realidade e ficção para traçar um painel de memória coletiva e, na tentativa de compreender a Gênese de seus próprios conflitos, termina fornecendo pistas sobre algumas das buscas essenciais de sua geração.
___________________________________________
6 – A grande feira – 10 centavos
Duração 111 min. Classificação 12 anos
___________________________________________
10 centavos
Sinopse: Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e
trabalha como guardador de carros no centro histórico.
____________________________________________
A grande feira
Sinopse: Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para restituir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irmã de um bandido, e de Ely, moça da alta sociedade.
_______________________________________
7 – O mágico e o delegado – Anil
Duração 111 min. Classificação 16 anos
Anil
Sinopse: Durante uma semana, regidos pelos signos negros da cultura baiana, os varais contam histórias de exploração. O trabalho da mulher, cânticos e cores se reúnem delicadamente para denunciar.

O Mágico e o delegado
Sinopse: Um mágico e sua partner chegam a uma pequena cidade do interior da Bahia apresentar um espetáculo de variedades. Comovida pela pobreza local, Paloma sugere ao mágico um grande truque que traga a fartura onde existe a miséria. No entanto, a mágica dura pouco.
____________________________________________
8 – Meteorango kid – herói intergaláctico e Gato / capoeira
   Duração 97 min. Classificação 16 anos
_________________________
Gato / capoeira Gato
Sinopse: cenas de capoeirista-bailarino pelas ruas de Salvador. O protagonista passa por diversas situações que envolvem o mundo popular da cidade e das tradições afro-brasileiras, com um fenomenal cuidado plástico aliando a coreografia e o realismo das relações corpo-espaço. 
_____________________
Meteorango kid – herói intergaláctico
Sinopse: o filme narra de maneira anárquica e irreverente as aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia do seu aniversário. De forma absolutamente despojada mostra, sem rodeios, o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-heroi intergaláctico atravessa este labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite à rebelião em todos os níveis.
___________________________________
9- Samba Riachão e o capeta Carybé
min. Classificação Livre
____________________
O capeta Carybé
Sinopse: O filme revela a enorme integração da vida e da obra de Carybé com a cidade de Salvador e o que a Bahia tem sua essência, bem registradas em seus quadros e murais. A trajetória e a vida do artista plástico desde que se fixou na capital baiana em 1938, a partir do texto homônimo de Jorge Amado.
_________________________
Samba Riachão
Sinopse: Aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a musica popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século 20. É por meio das historias deste personagem, um dos mais populares compositores baianos, que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
____________
10 - Caveira my friend/Na Bahia ninguém fica em pé
Duração 107 min. Classificação 14 anos
___________________________________________________
Na Bahia ninguém fica em pé
Sinopse: Reflexão desenvolvida coletivamente em reportagem-ensaio bem-humorada sobre as agruas do cinema baiano na virada da década.
__________________________________
Caveira my friend
Sinopse: Uma proposta radical de rompimento com os postulados do Cinema Novo, num filme de estrutura narrativa bastante livre. A partir da ação de um grupo de assaltantes, o diretor costura cenas que propõem a iconoclastia e o desbunde como formas de contestação à opressão da ditadura militar.
_____________________________________
11- Brabeza/ Memória de Deus e do diabo em monte Santo e Cocorobó/ O Guarani/ Redenção
Duração 114 min. Classificação 14 anos
__________
Brabeza
Sinopse: Ecos cinemanovistas estilizados em experimentos compositivos fotográficos e de montagem, no encontro de uma retirante com um homem que carrega um fuzil nas ruas da cidade grande.
__________________________________________________________
Memória de Deus e do diabo em monte Santo e Cocorobó
Sinopse: Evocação dos caminhos percorridos por Glauber Rocha em Monte Santo e Cocorobó. Serra de Canudos, Bahia, quando filmava Deus e o diabo na terra do sol. Paralelismo entre vigor e o rigor místico dos propósitos de Antonio Conselheiro e do cineasta dirigidos pela ânsia de despertar a consciência dos homens e promover a liberdade.
__________________
O Guarani
Sinopse: Espaços de encontros e transformação para cinéfilos e cineastas de diversas gerações, o Cine Guarani foi um dos mais importantes endereços de Salvador durante mais de setenta anos. O Guarani é um dos filmes de memórias e celebração.
______________________________
Redenção
Sinopse: Um psicopata estrupador é contido por dois jovens fazendeiros, um dos quais está envolvido com a polícia e que, ao proteger uma jovem ameaçada, encontra a ‘redenção’.
__________________________________________________________________________
12- Adeus rodelas
Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema
Bahia
Mr. Abrakadabra
Superoutro
Duração 125 min. Classificação 14 anos
________________________________________________________________
  
Adeus rodelas
Sinopse: filmado antes da cheia do Lago de Itaparica, aborda o ressecamento da população agrícola, o choque e as saudades antecipadas dos moradores.
___________________________________________________________
Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema
Sinopse: Uma comunidade formada por prostitutas, homossexuais, ladrões, traficantes, e grupos de famílias em pleno centro da cidade de Salvador. O baixo meretrício situado na área do Pelourinho ocupava uma arquitetura outrora pertencente à elite.  
_______________________________________
Bahia
Sinopse: um documentário sobre a cidade de Salvador abordando alguns temas que estão presentes no nosso cotidiano: gente, arquitetura, comida, meios de transporte, luz, cor e ícones; com uma trilha sonora recheada de sons e ritmos locais e musicas de compositores baianos contemporâneos do erudito ao experimental.
_______________
Mr. Abrakadabra
Sinopse: Um mágico em fim de carreira encontra dificuldades em fazer funcionar seus truques e resolve por fim à vida.
 ___________________
Superoutro
Sinopse: Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade

Cine 5 minutos MEMÓRIA EM CINCO MINUTOS (5’)
DVD 1
1)      Ano I-1994
Emquadrocanto
Sinopse: É um videoclipe com a música “Haiti”. Utiliza os aspectos socioculturais e físicos do Pelourinho a partir de um morador.
Oeste
Sinopse: Pelourinho: da fase da democracia e do abandono ao período de pós-restauração, que vai do êxtase a uma poética cultural. 
Jabuticaba em chão de mármore
Sinopse: Quando da comemoração do aniversário de reforma do Pelourinho, foi encontrado, em uma das escavações (feita para manutenção do patrimônio), um negro, vivo, dentro de um baú, formando grande polêmica em torno da existência ou não, algum dia, da passagem do povo negro pelo Pelourinho.
2)      Ano II-1995
Borboletas
Sinopse: Duas pessoas no trânsito infernal de uma metrópole. Perto de uma delas, um livro; e então...
Seiscentos e sessenta e seis
Sinopse: O jogo da fotografia, a luz e ação formando esteticamente a imagem.
Vade retro
Sinopse: Quando a vida cotidiana acontece de maneira contrária ao esperado.

3)      Ano III-1996
À margem da luz
Sinopse: Corpos, mãos e pés que se arrastam na busca da redenção dos romeiros de Padre Cícero.
Sem semblante
Sinopse: O personagem é quem vê, dentro deste parâmetro de pensamento, o texto “tronco podre”; é vivido. A câmera é  a personagem,com sua narrativa própria; o mesmo existente dentro da imagem. O telespectador passa pela situação da personagem, sendo induzido a sentir os movimentos fortes.
A banana
Sinopse: Um vídeo sobre as cores da Bahia, as frutas, imagens, pessoas e personagens com características individuais.
De sintonia
Sinopse: Trajetória da personagem “Gato Preto” e suas aventuras.
Cromacordes- O jogo
Sinopse: Três variações coloridas de um tema musical. As imagens correspondem a algumas perdas e ganhos no jogo de uma vida.
4)      Ano IV-1997
Alma Cega
Sinopse: Cego Jeremias que vaga pelo sertão.
Para quem enxerga e não entende bem as palavras
Sinopse: Uma pessoa, discos de vinil, espaços e tempos articulados.

Sonetos, silêncios, cantos e imagens: Cruz e Sousa
Sinopse: interpretação livre da poesia de Cruz e Sousa.

Mera abulia, ou vontade em excesso?
Sinopse: Vídeo poema sobre o trabalho do escritor baiano Maia Neto.

DVD 2
·         Ano V-1998
A viagem ao centro do computador
Sinopse: Estudantes entram em um computador buscando a amiga que fora seqüestrada por um vírus.

Ouviram Alonzanfan
Sinopse: No ano de 1998, torcedores brasileiros, em estado de euforia, “invadem” Paris e se misturam aos franceses para assistirem ao jogo de futebol entre Brasil e França, na final da Copa do Mundo.

A brincadeira dos cocos
Sinopse: O vídeo mostra a poética e o cotidiano dos catadores e dançadores de “ coco de roda” no estado da Paraíba. A brincadeira dos cocos é uma rica manifestação musical da cultura popular e da literatura oral brasileira.

O galo da madrugada
Sinopse: Velha neurótica tenta dormir, mas não consegue por causa do barulho que o galo faz quando canta. Ela tenta matá-lo três vezes, na quarta...
Lubizoni
Sinopse: O vídeo é um mergulho na cultura popular, cujo processo de criação funde a técnica com a fonte do seu poço mais real. O trabalho documenta a ação do “bicho” no imaginário coletivo, revelando que o processo de metamorfose vivido pelo “lobisomem” não está dissociado do aspecto humano.

Bella
Sinopse: Patrícia “Bella” é paraplégica desde os três meses de idade e tem uma forma muito peculiar de se locomover. Ela gira sobre si mesma e, num redemoinho surrealista, segue pelas ruas carregando consigo o amargo peso das injustiças do mundo. Ela, no entanto, não transparece abatimento, muito pelo contrário: sua força e determinação mostram sua infinita vontade de viver.

Pé com fé, fé com pé
Sinopse: Um vídeo experimental sobre Kátia, uma mulher que, por ser tetraplégica, escreve, pinta, costura e se comunica com o pé.

·         Ano VI-1999
Toda hora é hora
Sinopse: Um dia na vida de uma típica cidadã que canta e os males espanta.

A pessoa é para o que nasce
Sinopse: A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. Um filme sobre o compromisso com a sobrevivência. A experiência da vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba. Três irmãs que nada têm além da experiência.
-Hein?!
Sinopse: O encontro fatal entre o garoto rebelde e uma velha distraída.
A preguiça & coco
Sinopse: De uma árvore da Mata Atlântica brasileira, um bicho-preguiça sonha pegar um coco no coqueiro ao lado.
Cabeça de papel
Sinopse: Criança de quarto anos brinca com sua própria sombra, imitando cenas de violência praticadas por policiais assistidas por ela na televisão.
O eterno retorno do mesmo
Sinopse: Tendo a homônima teoria de Nietzsche de fundo, esse vídeo mostra o trajeto de um pacote até seu final.
Adela
Sinopse: Baseada em “A casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca, dramaturgo espanhol, o vídeo conta a história de uma família de mulheres às voltas com suas paixões e descobertas. A história celebra a possibilidade de libertação dos rígidos morais da conservadora sociedade moderna.
Todos os dias
Sinopse: É um videoclipe da música homônima da banda “Radar Tantã”. O cotidiano das pessoas de classe média é mostrado através do ponto de vista de um jovem, com suas dúvidas, angústias e expectativas.
Como uma onda
Sinopse: O vídeo foi criado a partir da nova versão da música “Como uma onda no Mar”, gravada por Rebeca Matta.
Ano VII-2000
Fast Food
Sinopse: Quando chega a noite, criaturas saem em busca de uma refeição ligeira.
O cego estrangeiro
Sinopse: É um vídeo que retrata um costume dos brasileiros ao assistirem a filmes. O costume de ler legendas. Assim, aproveitando este costume da leitura no cinema, o cego estrangeiro tem a proposta de juntar o cinema e a literatura. É um vídeo sem imagens na tela. As imagens estão na fabulação de cada espectador. É uma ideia na cabeça e nenhuma câmera na mão! Ou uma câmera na cabeça de cada espectador.
Lesbian chat room
Sinopse: A solidão do ano novo e um placebo chamado internet.
Geotomia
Sinopse: Trata do espaço e do corpo (geografia-anatomia) e investiga essa relação pelo trabalho da artista Priscila Davazo, sua integração com o espaço que a circunda e com o outro. A busca de um lugar pela expo-imposição da sua arte e do seu corpo, tatuando com manchas de vaca, negando os valores da sociedade.
Por quer viver o presente
Sinopse: Uma sátira sobre a questão da vida.
Entre marés
Sinopse: Um exercício experimental sobre o processo de criação e o ambiente de vida de um pescador artesão. O vídeo procura mostrar as relações entre ritmos do processo de trabalho nas águas, no ato de velejar, e a elaboração artesanal de miniaturas de barcos. Uma busca de ema síntese entre as dimensões do micro e do macrocosmo.
Na vida de um homem duas coisas podem acontecer
Sinopse: Na vida de um homem duas coisas podem acontecer... Inicialmente um ciclo, e assim caminha a humanidade.
DVD 3
·         ANO VII-2003
Unframed
Sinopse: Um homem examina uma pilha de fotografias, sentado numa mesa. As fotos contam a história de um assassino que persegui sua vítima até matá-la em um banheiro público. Mal sabe ele que as fotos estavam lá por um moti8vo e que vê-las é uma experiência, além de única, a última que a vítima irá ter. Infelizmente ele só perceberá isso quando já for tarde demais.
A menina do algodão
Sinopse: No recife dos anos 1970, uma garotinha morta aterrorizou as crianças nas escolas. Algumas dessas crianças cresceram e hoje fazem cinema.
Meninas e meninos
Sinopse: Relato das primeiras e3xperiências eróticas que, apropriadas posteriormente por animadores digitais, transforma-se em desenhos animados, revelando o lúdico das lembranças da infância.
Cueca cor de rosa
Sinopse: Um salva-vidas gay causa furor na praia quando desfila com sunga cor de rosa.
Ratos de rua
Sinopse: É uma animação feita em nanquim sobre papel, misturado com imagens feitas em vídeo digital, manipuladas e fotos de jornal com uma linguagem própria. Além disso, a obra tenta traduzir e mostrar um pouco da realidade de crianças que vivem nas ruas do Rio de Janeiro e parecem ser invisíveis aos olhos da sociedade.
Gêmeos
Sinopse: Uma história de amor fraternal. Um questionamento irônico e sarcástico sobre o verdadeiro da amizade de irmão.
A revolução não será televisionada- Xuxa em chamas
Sinopse: A revolução não será televisionada, será ao vivo.
Ave Maria ou mãe dos oprimidos
Sinopse: Diariamente, na cidade do Recife, às seis horas da tarde, as rádios tocam a Ave Maria de Schubert. Durante os quatro minutos da melodia, a cidade pulsa tudo continua acontecendo num ritmo frenético. Mas, simultaneamente, há uma evocação ao sagrado, uma busca desesperada atrás da felicidade no subconsciente de cada indivíduo.
Desterro
Sinopse: Durante cinco minutos, D. Albertina e seu Olério, moradores iluminados do povoado de Desterro, Uauá, Bahia, fazem desses cânticos uma tentativa de encontrar forças divinas para suplantar as dificuldades vividas nesta região árida e esquecidas.
·         ANO IX-2004
 O fim do homem cordial
Sinopse: O sub v2. 7 sequestra ACM e exige que imagens do Senador em poder do grupo sejam exibidas no “ Bahia meio dia”
O milagre de dona Rita
Sinopse: durante a filmagem de um documentário, um dos fotógrafos sofre um pequeno acidente e fica com a perna presa. Esse acontecimento faz  a cidade de Malacacheta, no norte de Minas, parar. Todos têm uma ideia para resolver o problema, mas nada parece adiantar.
Risco
Sinopse: Andarilho dessocializado promove, nas ruas do Rio de Janeiro, interessante intervenção artístico-urbana. O documentário percorre seu dia-a-dia e seus grafismos em instigante ensaio poético narrado por Othon Bastos.
Estas falas afrobrás
Sinopse: Documentário experimental sobre um casal de retirantes baianos em sua tentativa de encontrar trabalho em Belo Horizonte.  

O divino, de repente
Sinopse: Vídeo experimental que destaca a habilidade do servente paraibano Divino na arte do repente.
Sem a lona preta
Sinopse: Nem sempre só se esconde quem tem culpa. Amostrar-se é uma luta para quem não sabe os seus motivos. Tirar a lona preta para mostrar que estamos vivos é a a síntese do que aqui está exposto.
O ditado
Sinopse: Durante um ditado na escola, um menino imaginativo não consegue se concentrar.
Mario Gusmão
Sinopse: Um vídeo que mostra em cinco minutos quem foi o ator baiano Mário Gusmão, sua arte, seu trabalho e seu legado. Três são as trilhas seguidas por ele: a artística, a da militância política no movimento negro e a espiritual.
Meu nome é Paulo Leminski
Sinopse: Embate entre pai e filho em torno da poesia de Paulo Lemiski. “Tudo o que faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo, mal rabisco, não dá mais pra mudar nada, já é um clássico.

·         Ano X-2005
Reversos
Sinopse: Explora a sensação da violência urbana do ponto de vista de um assaltante que passa muito rapidamente da condição de opressor a oprimido, quando é apanhado por homens armados que o levam do local do crime até um matagal deserto e lá põem fim a sua vida.
Seu agá
Sinopse: Catela é um fotógrafo que bateu uma foto de um homem há 30 anos, na Rua Chile, e resolve sair à procura dele, a fim de levá-la ao mesmo local onde a foto foi tirada, sem mesmo saber se o rapaz ainda está vivo.
Outras opções, aguarde
Sinopse: Uma central de atendimento invade a rotina de um casal.
Deu no jornal
Sinopse: Um solitário e suas fantasias. Um filme gozado!
Folinha verde
Sinopse: Através de uma brincadeira de garrafão, dois grupos de crianças brincam e disputam entre si de forma violenta, burlando as regras do jogo. Aborda o egoísmo inerente ao homem desde crianças. Uma analogia à atual cena política brasileira.
A vingança da bibliotecária
Sinopse: jamais perturbe o silêncio de uma biblioteca.
Conjunto residencial
Sinopse: Numa tediosa noite de sábado, um morador de um prédio residencial decide fixar um trampolim na janela de seu quarto e pular. Essa atitude desperta o interesse dos outros moradores que decidem experimentar essa nova atração.
Tem um dragão no meu baú
Sinopse: Breve histórico de um dos retocadores de ampliação fotográfico da cidade de Recife.

DVD 4
·         Ano XI-2007
Carro do boi
Sinopse: O file carro de boi conta a história de uma família nordestina vivendo seu cotidiano no universo dos carros de bois, mostrando a proximidade entre o mundo dos adultos e das crianças.
L. E. R
 Sinopse: A L. E. R é também conhecida como lesão por trauma cumulativo. Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as L. E. R. de DORT- doenças osteomusculares  relacionadas ao trabalho. As L. E. R/ DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido à má postura, estresse ou trabalho excessivo.
Pega, mata e come
Sinopse: o vídeo compõe um retrato do compositor alagoano residente em Aracajú José Cândido, autor, junto do vale, de Carcará, obra fundamental da MPB e da carreira da cantora Maria Bethânia, ao desvendar os aspectos pouco conhecidos relativos à criação e ao sucesso desta canção.
Bereguedê e a panela de pressão
Sinopse: Evidencia a história de uma rádio-poste localizada no bairro do Garcia (Salvador-BA), que tem Joelson Silvam mais conhecido no bairro como Bereguedê, como idealizador e executor do projeto, além de presidente e locutor da rádio.
Meninos
Sinopse: “Meninos” é a divertida jornada de um garoto de sua sala de aula até o banheiro da escola, vencendo alguns de seus medos e preconceitos da infância. O curta-metragem aborda a questão das relações humanas, incentivando o respeito à diversidade e resgatando valores como amizade e inocência.
Passo
Sinopse: Um pássaro e sua gaiola.
Todos foram para lua
Sinopse: O futuro é incerto. A terra por mudanças que o homem mesmo ajudou a transformar. “ Todos foram pra lua” imagina a Terra não mais como nosso natural habitat. A lua então seria uma possibilidade, já que certa vez foi visitada.
Veras
Sinopse: Divaldo Angelin Veras, bom-vivant da cultura cacaueira, cuja história se confunde com a própria história local, dá seu último depoimento audiovisual ainda em vida. Dentre outros assuntos, ele fala de amor e recita algumas das suas poesias. Promotor de festas, marido, bissexual, dono de boate, poliglota; Veras transitou da fortuna à mendicância, mostrando como é simples viver.
Sensações contrárias
Sinopse: “Sensações contrárias” é ambientado no Recôncavo Baiano, região de passado coronelista. Dentro de um ambiente proviciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidade, num limite entre o realismo cotidiano e surrealismo.
·         Ano XII-2009
Voltage
Sinopse: assim como os sintetizadores modulares, as pessoas se conectam entre si para atingir vários objetivos. Em “Voltage”, robôs meio-humanos e meio-sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia, se conectam no trans-elétrico e caótico.
“O sol tupinambá”
Sinopse: Binho Tupinambá é um garoto indígena que vive na beira do mangue no sul da Bahia e caça aratus para sobreviver. “Viver na natureza é bom porque ela nos dá alimento”, “homem é que é perigoso”, Binho diz.
Walterville
Sinopse: O cinema é o lugar de entrar em outros mundos, mas em “Walterville”, a plateia vislumbra a si mesmo. A tela funciona como um espelho; e a sala é mais do que uma simples sala: nela, mora o fantasma do crítico e ensaísta Walter da Silveira. Chega a um ponto, porém, em que a convivência se torna catártica e público padece da maldição.
Boa noite, Fátima
Sinopse: Quem é o responsável pela má qualidade dos programas exibidos na TV?
Retrato
Sinopse: Década de 1930. Uma família, de imigrantes, muito atrapalhada embarca em uma divertida jornada ao tentar tirar um retrato para convencer seus parentes distantes da próspera situação em que se encontram.
A família palhaço
Sinopse: A quantas anda a palhaçada dentro de sua casa?
Emília escreve um diário
Sinopse: Emília tem sete anos e mora na vila Brasilândia, bairro da periferia da cidade de São Paulo. Sua mãe trabalha fora o dia todo. Emília costumava ficar com sua avó, mas esta acaba de morrer. Agora, Emília é obrigada a ficar sozinha e cuidar de todos os afazeres domésticos na ausência de sua mãe. Para ajudá-la, Emília escreve um diário.
Idéias do povo
Sinopse: Fala povo: qual filme você faria em 3 minutos de duração? Filosofo de boteco.
Ano XIII-2009
Cru
Sinopse: Um lago de lágrimas fritas!
Encontro com o mestre
Sinopse: Um encontro com o diretor de cinema baiano Luiz Paulino dos Santos, diretor do documentário “Um dia na rampa”, 1957. O documentário é construído a partir de uma conversa espontânea sobre o cinema com o diretor, com inserções de trechos dos seus próprios filmes. Filmado numa tarde, na cidade de lençóis, Chapada Diamantina.
É pra pirá-já
Sinopse: Conta a história de um assalto dentro de um ônibus urbano, feito por jovens negros que, vestidos de palhaços, decidem assaltar apenas os passageiros brancos. Uma confusão se instaura a partir do momento que todos dessa confusão, o assalto toma rumo inesperado.
Rodando a moeda
Sinopse: Filme que trata da fé e da coragem de um povo que luta para sobreviver através do esforço de suas mãos.
Cidadão classe A
Sinopse: Em busca de reconhecimento e da validação do senhor de ser “classe A”, Seu Nestor usa das brechas que o formulário do Censo dá para tentar alcançar seu objetivo.
Imagine in Bahia
Sinopse: Depoimentos lúcidos, delirantes e bem-humorados de pessoas que ouviram ou escutaram sobre a passagem do ex-beatle, John Lennon, em Salvador da Bahia, em 1971
Música. br
Sinopse: O documentário “Música. br” mostra a relação entre a música e a internet no Brasil através da visão de pessoas que produzem, negociam ou simplesmente consomem música no país e traz entrevistas com Carlinhos Brown, Vivendo do Ócio. Alexandre Lins, Tennison Del Rey e Beto Neves.